A cidade de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal, amplia o esquema de aulas híbridas para os alunos do Ensino Fundamental II nesta semana. O plano de retomada gradual da educação, em vigor desde o dia 5 de maio, prevê a presença de até 50% dos estudantes dentro das salas de aula do municípios. Ao todo, 14 mil estudantes estão sendo beneficiados com a medida.
Para a volta às aulas, a Secretaria Municipal de Educação (SME) montou um rigoroso protocolo sanitário ainda no primeiro semestre de 2020 para assegurar a proteção de alunos, professores e servidores contra a Covid-19. De acordo com o titular da pasta, Othon Militão, o protocolo foi adaptado ao contexto de cada uma das 53 escolas de São Gonçalo do Amarante.
“A gente foi acompanhando o comportamento da pandemia e trabalhando. Em outubro fizemos o nosso protocolo mãe, que foi transferido para cada escola e isso serviu de parâmetro para que as instituições tivessem suas próprias normas. Esse é um trabalho gradativo, feito de forma responsável e atento a todos os ângulos para que essa retomada seja a mais segura possível”, destacou.
O documento matriz, que serviu de base para as medidas específicas de cada instituição de ensino foi construído com base nos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A orientação foi para o retorno de, no máximo 50% dos estudantes nas escolas, além da aferição de temperatura, instalação de lavatórios de mãos, uso individual de materiais, maior limpeza dos espaços de uso coletivo, cuidados durante o intervalo e recreação, entre outros.
As aulas presenciais na rede municipal para os estudantes do Ensino Infantil I e II e do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) já haviam voltado às salas de aulas no dia 12 de maio, dentro do plano híbrido de retomada da educação.
A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo do Amarante adquiriu ainda garrafas de água e máscaras para todos os alunos e servidores da educação, como forma de evitar o contágio pelo coronavírus. Além disso, o transporte escolar e as instituições de ensino foram adaptados com marcações de manutenção do distanciamento social de segurança. As ações serão mapeadas e avaliadas quinzenalmente pela SME.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias