O movimento de crescimento do empreendedorismo no Rio Grande do Norte está levando o Santander Brasil a projetar um 2022 com um aumento de 57% no número de clientes com contratos de crédito no seu programa Prospera Microfinanças, dedicado a micro e pequenos empresários. São 42,1 mil de empreendedores vinculados ao Prospera no Estado e 65% deles são do sexo feminino.
Segundo dados do Santander, o volume financeiro de crédito na soma da carteira de clientes movimentado em 2021 chegou a R$ 129,7 milhões.
“Há uma perspectiva da nossa carteira de clientes do Prospera no Rio Grande do Norte ter o segundo maior crescimento percentual do Nordeste em 2022. São dados que dão a dimensão do empreendedorismo no Estado e do impacto que esses investimentos podem impulsionar na geração de novos negócios, emprego e renda e ajudam a solidificar aqueles já existentes no Estado”, destaca o superintendente da Rede Nordeste do Santander Brasil, José Arcurso.
“Além da oferta do crédito, a orientação na gestão de negócios e identificação de oportunidades é bastante importante para o micro e pequeno empreendedor aperfeiçoar seu olhar estratégico e, assim, aumentar suas chances de êxito no mercado no qual atua”, acrescenta Arcurso.
O programa Prospera Santander Microfinanças chegou a R$ 1,9 bilhão em carteira e 119 lojas dedicadas ao empreendedor no País. O projeto faz parte da estratégia do Banco, no Brasil, de interiorização e geração de oportunidades com foco principal nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Atualmente, são 708 mil clientes ativos. Para 2022, o Santander estima no País um incremento de 30% ante o ano anterior.
“Acreditamos na construção de uma sociedade mais inclusiva, com acesso a produtos e serviços financeiros. O Prospera tem como diferencial seu alcance, já que o objetivo é levar o agente até o público, e não o contrário. Assim, evitamos que clientes de locais distantes e não bancarizados se desloquem até uma agência”, comenta Alexandre Castelano, superintendente executivo do Prospera.
O programa de microfinanças foi desenhado no modelo de aval solidário, no qual os tomadores de recursos são reunidos em pequenos grupos que se tornam responsáveis pela adimplência de cada um.
A tecnologia também é uma forte aliada. O agente verifica se a atividade está constituída há mais de seis meses e qual a capacidade de geração de resultado, podendo conceder o crédito de imediato. Atualmente, a visita é realizada com tablets integrados ao sistema de crédito, o que possibilita o desembolso remoto e em até duas horas – para a concessão do recurso, o empresário não precisa ter histórico de relacionamento com o Banco.
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