O Governo Federal anunciou o lançamento do aplicativo Celular Seguro, disponível para Android e iPhone (iOS). A plataforma oferece a capacidade de bloquear o aparelho e os aplicativos bancários em poucos cliques, proporcionando uma medida eficaz contra o acesso não autorizado em casos de roubo ou furto.
O Celular Seguro estará disponível tanto na internet quanto em aplicativos para Android e iOS. O registro do usuário será feito com a mesma conta utilizada no gov.br. Cada pessoa cadastrada no Celular Seguro poderá indicar outras, que poderão efetuar os bloqueios da linha telefônica, caso o titular tenha o celular roubado, furtado ou extraviado.
O lançamento do aplicativo é uma medida de segurança pública para combater furtos e roubos de aparelhos telefônicos. Em 2022, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Rio Grande do Norte registrou 18.338 casos de roubos e furtos de celulares.
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o cadastro de “pessoas de confiança” é opcional e, se registradas como contatos de emergência, elas não terão acesso aos dados do celular, podendo, apenas, comunicar o crime no site ou aplicativo Celular Seguro, gerando o bloqueio do aparelho e de aplicativos. Para utilizar este serviço, é preciso ter apenas uma conta de nível Bronze. Caso você tenha dúvidas sobre o nível da sua conta e a segurança delas, acesse a página gov.br/conta.
RN tem serviço para identificar celular roubado
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) tem um aplicativo, o Alerta Cidadão, que auxilia na recuperação dos celulares roubados. Por meio do celular ou do computador, a população pode cadastrar números telefônicos. Além disso, o serviço permite a consulta do IMEI (código do aparelho). Em caso de compra de aparelho usado, o consumidor pode verificar se o mesmo possui algum alerta de roubo ou furto emitido. Veja aqui: https://www8.defesasocial.rn.gov.br/alertacidadao/
Como Funciona o Celular Seguro:
USO NO APP
Ao utilizar o aplicativo Celular Seguro, o usuário deve seguir alguns passos para garantir a segurança de seu dispositivo:
Login com Conta Gov.br: O primeiro passo é fazer o login com a conta Gov.br, digitando o CPF no campo correspondente e inserindo a senha.
Cadastro de Pessoas de Confiança: O usuário pode cadastrar uma ou mais pessoas de confiança, autorizando-as a criar ocorrências no aplicativo em seu nome, caso o aparelho seja alvo de furto ou roubo.
Registro do Telefone: É necessário cadastrar o telefone, fornecendo informações como marca, modelo, número de série, operadora, número de telefone e IMEI do aparelho.
Registro de Ocorrência: Em caso de roubo ou furto, o usuário pode utilizar a opção “Registrar Ocorrência” para informar a situação, data, hora e estado do incidente. O aplicativo gera um número de protocolo e emite um alerta para as instituições parceiras, facilitando ações de proteção.
Uso do Celular Seguro no Computador: Tutorial Rápido
Para quem prefere utilizar o Celular Seguro pelo computador, o processo é igualmente simples:
Acesso ao Site: Entre no site do Celular Seguro pelo link https://celularseguro.mj.gov.br/ e faça o login com a conta Gov.br.
Aceitação dos Termos de Uso: No primeiro acesso, é necessário aceitar os Termos de Uso e o compartilhamento de informações pessoais com o projeto.
Cadastro de Contatos e Telefones: O site oferece as opções de cadastrar contatos de confiança, registrar o celular ou reportar uma ocorrência. Basta escolher a opção desejada e seguir os passos indicados.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias