O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República divulgou que as imagens da invasão ao Palácio do Planalto, ocorrida em 08 de janeiro deste ano, podem ser obtidas por meio de um link público. O circuito interno de segurança do prédio capturou o momento em que manifestantes invadiram o local e causaram tumulto.
Para baixar as imagens, basta acessar o link https://drive.presidencia.gov.br/public/615ba7 e fazer o download dos arquivos. As imagens mostram a movimentação dos invasores e a reação dos seguranças e autoridades presentes.
Disponibilizamos as imagens no site. pic.twitter.com/jHe7EADpRO
— Ricardo Cappelli (@RicardoCappelli) April 23, 2023
Pelo menos dez militares já foram identificados nas imagens do circuito interno do Palácio do Planalto que foram gravadas no dia 8 de janeiro, quando o local foi alvo de ato golpista. Todos estão sob investigação, incluindo o major José Eduardo Natale, que fazia parte do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência.
Em um dos vídeos, o oficial aparece conversando calmamente e até cumprimentando extremistas com apertos de mão no corredor do terceiro andar do Planalto, onde fica o gabinete presidencial. A conversa entre o miliar e os extremistas durou cerca de 3 minutos sem que ele esboçasse qualquer movimento de quem está repreendendo os invasores. O major Natale já havia aparecido em vídeos divulgados pela CNN, dando água a golpistas.
Nas imagens ele está ao lado do relógio-relíquia que foi destruído por golpistas durante a invasão no dia 8 de janeiro. Natale está entre os investigados e é o único que já foi afastado do GSI. As imagens reforçam a ação violenta cometida por extremistas que invadiram o prédio público.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias