Geral

Rússia pode invadir Ucrânia a qualquer momento, diz conselheiro de Biden

EUA, Reino Unido, Coreia do Sul e Japão solicitaram que seus cidadãos deixem a Ucrânia imediatamente

por: NOVO Notícias

Publicado 11 de fevereiro de 2022 às 18:05

Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos – Foto: Divulgação/Casa Branca

O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados UnidosJake Sullivan, disse hoje que a Rússia pode invadir a Ucrânia a qualquer momento, inclusive durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, que terminam no próximo dia 20, segundo informações da Dow Jones Newswire.

O governo dos EUA pediu aos norte-americanos que estão na Ucrânia para deixarem o país dentro das próximas 48 horas. Sullivan, no entanto, afirmou que não será realizada operação militar para retirar os cidadãos de uma possível área de guerra. Vários países aliados dos EUA, como Reino Unido, Coreia do Sul e Japão, também solicitaram que seus cidadãos deixem a Ucrânia imediatamente.

Segundo a agência de notícias, embora tenha se recusado a dar detalhes sobre as informações de inteligência que baseiam a avaliação da Casa Branca, Sullivan disse que uma invasão poderia ocorrer inclusive durante os Jogos Olímpicos de Inverno, que acontecem em Pequim.

O conselheiro de Joe Biden declarou que a Rússia já possui militares suficientes para invadir a Ucrânia e que a alocação dos soldados russos ao redor do país vizinho mostra que o Kremlin está se preparando para uma grande invasão militar. No entanto, disse que não tem informações se o presidente Vladimir Putin já se decidiu sobre uma invasão. “Estamos prontos de qualquer maneira. Independentemente do que acontecer, o Ocidente está mais unido do que esteve nos últimos anos”, afirmou Sullivan.