Uma parede do Canal do Pataxó se rompeu na tarde desta quinta-feira (5), comprometendo o fornecimento de água em pelo menos 10 cidades do Rio Grande do Norte. O canal, localizado entre Itajá e Ipanguaçu, tem 9 km de extensão e foi construído para perenizar o rio Pataxó, utilizando água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a maior do estado.
O rompimento levou à suspensão do abastecimento pela adutora Sertão Central, afetando as cidades de Angicos, Fernando Pedroza, Pedro Avelino, Lajes, Pedra Preta, Caiçara do Rio do Vento, Jardim de Angicos, Riachuelo (incluindo a comunidade de Cachoeira do Sapo), Santana do Matos (zona rural) e Santa Maria (zona rural).
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) informaram que estão instalando um sistema “by-pass” para minimizar o impacto, mas não deram previsão para o restabelecimento do abastecimento. As autoridades recomendam que a população economize água e a armazene de forma adequada enquanto a situação persiste.
Inaugurado em 1995, o Canal do Pataxó é vital para irrigação, criação de peixes e abastecimento humano, sendo responsável pela captação de água para o sistema adutor Sertão Central-Cabugi e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itajá.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias