Daniela Freire, jornalista

Daniela Freire, jornalista

Opinião

Opinião Daniela Freire: Rogério quer Styvenson para Governo. Agripino quer Alysson Bezerra

O presidente do União Brasil no Estado, José Agripino, tem outro preferido para essa disputa: o hoje prefeito reeleito de Mossoró, Alysson Bezerra

por: Daniela Freire, do NOVO Notícias

Publicado 4 de novembro de 2024 às 16:15

Acordo

O senador Rogério Marinho, presidente do PL no RN, já teria um nome preferido para disputar o Governo em 2026 contra a candidatura que será lançada pelo Governo Fátima Bezerra, segundo informam os bastidores. O queridinho da maior liderança bolsonarista potiguar à vaga é o senador Styvenson Valentim (Podemos).

Falta combinar

Inclusive, chegou à coluna a informação de que Rogério teria condicionado a formação do grupo que apoiou Paulinho Freire em Natal ao apoio à Styvenson. No entanto, parece que ainda é preciso combinar com os russos… Uma vez que o presidente do União Brasil no Estado, José Agripino, tem outro preferido para essa disputa: o hoje prefeito reeleito de Mossoró, Alysson Bezerra. A lua de mel do grupo que se uniu em torno do prefeito eleito da capital tem data para acabar.

Cara de pau

O prefeito Álvaro Dias não esperou nem uma semana do fim da eleição em Natal para trazer de volta ao quadro de funcionários de sua gestão o seu cunhado, Victor Diógenes, que foi flagrado em áudio ameaçando demitir cargos comissionados e terceirizados da Arsban que não votassem em Paulinho Freire.

E agora?

Seria muito interessante ouvir agora a opinião daqueles que tanto elogiaram a atitude de Álvaro Dias em ter demitido o cunhado, mesmo que tenha sido só depois que o caso foi parar na CNN, e fizeram questão de passar pano para a situação escandalosa que se desenrolou durante a campanha eleitoral.

Relembre

O caso de flagrante crime de assédio eleitoral praticado por um parente próximo do prefeito da capital, que era sabido apenas nos bastidores jornalísticos local e das campanhas, passou a ser conhecido por Natal inteira e por todo o Brasil depois que foi noticiado pela CNN, que divulgou o áudio do crime, além de informações de que a denúncia estava nas mãos do Ministério Público.

De olho

Dica para quem precisa: A coluna teve acesso a informações dos bastidores de que está havendo demissões em massa de funcionários do Município que não aceitaram votar em Paulinho Freire sob pressão da gestão Álvaro Dias – prática conhecida como assédio eleitoral.

Crescente

Essa história de que o PT foi péssimo nas eleições 2024 e de que o partido está se acabando no país e no RN é conversa ‘para boi dormir’, como se diz. Sim, a sigla continua na zona de rebaixamento, a Z4, como ressaltou o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, mas aparenta estar saindo dela. E os números provam. No Brasil, o partido elegeu bem mais prefeitos este ano do que em 2020.

Aumentando

Em 2020, o PT registrou somente 182 prefeituras conquistadas no pleito.Com o fim da apuração dos votos no segundo turno das eleições municipais deste ano, a sigla chegou a 252 prefeituras conquistadas.

Melhor

Já no RN, o PT saiu de 3 prefeitos eleitos em 2020 para 7 em 2024. Ou seja, mais do que dobrou! Para falar só da capital do Estado, em Natal a bancada de vereadores petistas também aumentou, de 2 vereadores para 3. E a eleição para a Prefeitura de Natal termina de comprovar que o PT saiu maior das urnas em 2024, deixando para trás um jejum de quase três décadas sem chegar ao segundo e ainda elevando consideravelmente a quantidade de votos em Natália Bonavides, quase 180 mil. Em 2020 o candidato do PT Jean Paul Prates obteve 49.500 votos.

Reconhecimento

A oposição sabe tanto da força que Natália Bonavides mostrou nesta eleição em Natal que ao tentar fingir que desconhece demonstra mesmo é que tem conhecimento, ao tentar criar chafurdo do PT com o MDB, insinuando que a petista poderá ser lançada candidata ao Governo em 2026, desbancando o vice-governador Walter Alves, presidente do MDB no RN, da disputa. A vontade de criar a desconfiança entre os aliados usando Natália mostra o reconhecimento na força da deputada federal mais votada em Natal e no RN em 2022.

Lançado por Lula

Falando sobre o tema, há dois pontos a serem lembrados. O primeiro e mais antigo foi a fala da governadora Fátima Bezerra a esta colunista, há alguns meses, admitindo a possibilidade de ficar no Governo até o final do mandato, impossibilitando Walter de concorrer ao cargo. E o segundo é que até este momento o que se tem de concreto mesmo é o fato de o presidente Lula ter lançado o filho do ex-governador Garibaldi Alves a governador em cima do palanque de Natália e na frente de Fátima Bezerra.

Desmentido pela vice

Depois de ser pego na mentira ao afirmar que Natália Bonavides não havia enviado emendas para Natal, o prefeito Álvaro Dias assistiu à própria indicada à vice de Paulinho Freire desmenti-lo ao vivo em entrevista à 98FM no dia seguinte ao resultado eleitoral. Joanna Guerra não só afirmou que Natália enviou quase R$ 10 milhões para a Prefeitura, como detalhou que as verbas eram direcionadas ao pagamento de custeio, à saúde e à assistência social. “Na realidade, ela mandou emendas para Natal”, disse a vice-prefeita eleita.

Tags