Brasil

Rogério Marinho diz que é falsa matéria sobre o “orçamento paralelo”

Ministro potiguar desmentiu as informações de que o governo Bolsonaro criou orçamento paralelo a fim de liberar verbas para emendas parlamentares a aliados no Congresso Nacional

por: NOVO Notícias

Publicado 10 de maio de 2021 às 09:59

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, utilizou as redes sociais nesta segunda-feira (10) para desmentir as informações de que o governo Bolsonaro criou um orçamento paralelo a fim de liberar verbas para emendas parlamentares a aliados no Congresso Nacional. A matéria foi publicada pelo jornal Estado de São Paulo neste domingo (10).

Segundo da reportagem, o esquema teria movimentado R$ 3 bilhões desde o final do ano passado. Por meio da Lei de Acesso à Informação, o Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu que os parlamentares definiram como e onde aplicar as verbas próprias da pasta.

“Os recursos oriundos de emenda de relator-geral foram executados conforme definição do Congresso Nacional”, informou a pasta, referindo-se à nova modalidade de emenda, chamada RP9, criada no atual governo.

Leia mais:
No ministério de Rogério governo opera orçamento secreto

“São falsas as informações do Estadão que acusa o governo de ter criado um orçamento secreto. Basta analisar que parlamentares da oposição (PT, PCdoB e PDT) tiveram indicações contempladas. Inclusive o senador Humberto Costa, que parece estar com amnésia. Vou lembrá-lo. Segue”, escreveu o ministro ao anexar um ofício do senador na postagem do Twitter.

O esquema foi montado pelo presidente Jair Bolsonaro, no final do ano passado, para aumentar sua base de apoio no Congresso. O flagrante do manejo sem controle de dinheiro público aparece num conjunto de 101 ofícios enviados por deputados e senadores ao Ministério do Desenvolvimento Regional e órgãos vinculados para indicar como eles preferiam usar os recursos.

Rogério Marinho ainda ironizou o senador petista Humberto Costa, opositor do governo Bolsonaro. “Será que o senador Humberto Costa passou a integrar a base do governo Jair Bolsonaro? O senhor participou de algum #tratoraço senador? Pois o senhor teve uma indicação para a compra de máquinas contemplada. E isso não poderia ser diferente”, finalizou Rogério Marinho.

Tags