Últimas

Rodrigo Codes vence eleição para reitoria da UFERSA

Oficialização da chapa vencedora ainda depende da nomeação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

por: NOVO Notícias

Publicado 5 de abril de 2024 às 08:14

Novo reitor da UFERSA vence com mais de 37% dos votos dos membros da UFERSA aptos a votar. Foto: Divulgação

Novo reitor da UFERSA vence com mais de 37% dos votos dos membros da instituição aptos a votar. Foto: Divulgação

 

Eleitos para reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA), respectivamente Rodrigo Codes e Nildo Dias, conseguiram 37,14% dos votos válidos na disputa para o cargo. Em seguida, a atual reitora da instituição, escolhida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, Ludmilla Oliveira, teve 33,11% e, na terceira posição, o professor e ex-aluno da universidade Jean Berg, que conseguiu 28% dos votos. Os dados para novo reitor foram divulgados nesta quinta-feira (03).

Mesmo alcançando um número absoluto de votos superior, Ludimilla Oliveira não conseguiu vencer a disputa com o apoio de 2.570 eleitores. Comparando-se os outros números, as posições se invertem: Codes recebeu 2.262 votos e Jean Berg alcançou 1.891 ao todo, ficando em posições diferentes do resultado oficial. Isso acontece devido a uma mudança realizada na comissão de votação, que divide o número de votos válidos pela quantidade de pessoas aptas a votar na instituição.

Assim, a quantidade de votos absolutos para definição da nova reitoria da UFERSA deixa de contar apenas com votos válidos e considera apenas membros da UFERSA que podem votar. Dessa forma, o pleito contou com 10,6 mil estudantes, 759 professores, 520 técnicos.

Em pronunciamento, Thiago Arruda, presidente da Comissão Geral Executiva do processo de Consulta, disse que a fórmula usada é “a mesma que a UFERSA utiliza” desde 2015, para votação de reitoria da UFERSA e para Diretor de Centro da universidade. “É uma fórmula bastante conhecida pela comunidade”, disse, sendo parecida com fórmulas usadas em outros pleitos de universidades do país. Ainda, Arruda afirma que a correção, apontada como mudança nas regras da eleição, foi apenas um ajuste no texto, que, conforme o professor, tenta diminuir a “dificuldade de compreensão”.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags