Lista de certames para 2023 traz editais aguardados há anos pelos concurseiros, como o do Tribunal de Justiça, que teve o último concurso em 2001; Polícia Militar e prefeituras também terão processos seletivos este ano
Publicado 16 de janeiro de 2023 às 15:30
Para quem procura ingressar no serviço público em 2023, o Rio Grande do Norte pode ser uma ótima opção. Estão previstas quase 1,5 mil vagas em concursos públicos previstos para serem realizados neste ano no estado. O número pode ser ainda maior e superar a casa dos 2 mil cargos se considerarmos as vagas em cadastro de reserva.
De acordo com o professor de direito constitucional, Assis Maia, a expectativa é muito boa para os concurseiros no início deste ano. “Quando se trata de concurso público, propriamente o início de 2023 em especial aqui no Rio Grande do Norte, o cenário parece alvissareiro mesmo”, diz o professor Assis Maia.
Alguns certames já estão em andamento, com editais publicados, e outros estão com banca contratada, e a publicação é iminente. Um dos mais aguardados e que reserva a maior oferta de vagas, é o da Polícia Militar do RN, que tem previsão de 1.158 vagas, sendo 1.128 para o cargo de soldado e 30 para o posto de praças músicos.
Com banca certa, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), a publicação do edital pode acontecer a qualquer momento. A intenção da corporação é de que todas as etapas de seleção dos novos praças sejam realizadas ainda no primeiro semestre deste ano.
Seguindo, vem outro certame que está em vias de ter o edital publicado. Com banca definida desde o último dia 21 de dezembro, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJRN) vai oferecer 226 vagas, além de mais de 600 cadastros de reserva.
A empresa contratada para realizar o processo é a Fundação Getúlio Vargas (FGV), e a expectativa, segundo o professor Assis Maia, é que o edital saia ainda em janeiro, e as provas ocorram até o fim de abril. De acordo com o TJRN, serão 160 vagas para o cargo de Técnico Judiciário, Oficial de Justiça e Analista Judiciário; 35 vagas de Analista Judiciário, (Área Apoio Especializado, Especialidade Tecnologia de Informação – Análise de Sistemas; e Tecnologia de Informação – Análise de Suporte); e 34 vagas de Analista Judiciário (apoio especializado).
“Esse é um concurso muito esperado, de fato. É um concurso que tem uma possibilidade de contratação mais ampla porque tem um número de vagas abertas no tribunal muito grande, mas é muito grande mesmo, é muito além, inclusive, do que foi divulgado na autorização do concurso. Então abre-se uma possibilidade de os aprovados serem chamados além do número de vagas”, explica o professor Assis Maia, comentando sobre a expectativa do concurso do TJ.
Um terceiro concurso, anunciado também em 2022 e que deve sair nos próximos meses, é o da Câmara Municipal de Natal. Para essa seleção serão ofertadas 47 vagas, além da formação de cadastro de reserva. Atualmente o órgão está em processo de contratação de empresa para realização do certame que terá vagas para técnico, assistente e guarda legislativo.
Um dos mais buscados, o concurso do Banco do Brasil é de abrangência nacional e tem oferta de 26 vagas para o RN, além de outras 6 em cadastro de reserva. Esse já está com inscrições abertas desde o mês de dezembro e segue até o dia 24 de fevereiro. As vagas são para escriturários, com salário de R$ 3.622,23, e jornada de 30 horas semanais. A banca organizadora é a Cesgranrio e a taxa de inscrição custa R$ 50.
Além desses, outros concursos previstos para esse ano merecem destaque. Segundo o professor Assis Maia, há a expectativa de edital para Guarda Municipal de Parnamirim, com algumas dezenas de vagas. Outro que também deve ocorrer em 2023 é o da Prefeitura de Mossoró, com vagas em diversas áreas e cargos, mas sem uma quantidade prevista ainda.
Voltando à área dos concursos para tribunais, outra seleção a acontecer neste ano é a da Justiça Eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral vai promover um concurso unificado, com vagas para vários Tribunais Regionais de todo o país, e o do Rio Grande do Norte já manifestou interesse em aderir ao edital. Ainda não se sabe a quantidade de vagas que será ofertada, mas o certo é que existem cargos de analista e técnico judiciário vagos no RN.
Saltou nos últimos anos a quantidade de processos seletivos sendo realizados em prefeituras de todo o Rio Grande do Norte. Apesar de ser um meio de garantir vaga de emprego no serviço público, o processo seletivo tem diferenças significativas em relação ao concurso público.
“Processos seletivos são normalmente abertos quando há uma necessidade mais emergencial e que não daria tempo de ser feita uma contratação tradicional por meio de concurso público. Então, em algumas situações se prefere abrir esses processos seletivos. Isso é muito comum em municípios. Isso é muito comum em entidades da administração indireta, mas não é algo tão chamativo, até pela própria natureza da contratação, que é por tempo determinado”, explica Assis Maia.
Com tantas oportunidades batendo à porta, dicas de quem entende do assunto podem valer ouro, e o professor Assis Maia deixou dois conselhos importantes para quem está começando no mundo dos concursos.
Principais concursos previstos para 2023 no RN
PMRN – 1.158 vagas – Nível Superior
TJRN – 226 vagas – Nível médio e superior
Câmara Municipal de Natal – 47 vagas – Nível médio e superior
Banco do Brasil – 26 vagas – Nível médio (Inscrições abertas)
TRE-RN – 5 vagas previstas – Nível médio e superior
Guarda Municipal de Parnamirim – Previsto
Prefeitura de Mossoró – Previsto
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias