A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) decidiu suspender nesta terça-feira (11), de forma temporária, a aplicação da vacina Oxford/Astrazeneca contra a Covid-19 em grávidas. A medida foi tomada após a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar que o imunizante não seja aplicado em gestantes.
A Anvisa informou, ainda na noite da segunda-feira (10), que a orientação é que seja seguida pelo “Programa Nacional de Imunização (PNI) a indicação da bula da vacina AstraZeneca e que a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país”. A bula da vacina não traz informações sobre a aplicação em gestantes.
Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a CoronaVac e a vacina da Pfizer. Com isso, os municípios potiguares, segundo a Sesap, serão orientados à suspensão da aplicação, conforme nota técnica emitida pela Anvisa, acompanhando a indicação da bula da vacina.
A Secretaria Estadual de Saúde informou, ainda, que aguarda uma orientação do Ministério da Saúde sobre a retomada vacinação de grávidas.
No Rio Grande do Norte, as grávidas com algum tipo de comorbidades (diabetes e problemas cardíacos, por exemplo) estavam sendo vacinadas apenas com o imunizante Astrazeneca.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias