Cotidiano

RN supera 4 milhões de doses aplicadas

Plataforma “RN + Vacina” indica que 77% das aplicações no estado são referentes à primeira dose dos imunizantes contra a Covid-19

por: NOVO Notícias

Publicado 18 de outubro de 2021 às 17:10

RN chega a 51% da população com ciclo vacinal completo e acelera o reforço da D3 – Foto: Carlos Azevedo/NOVO Notícias

O estado do Rio Grande do Norte ultrapassou a marca de 4 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas. A plataforma integrada para governança e transparência do processo de vacinação em território potiguar, “RN + Vacina”, mostra que foram 4.135.287 doses desde o início da campanha de imunização, em janeiro, até a manhã desta segunda-feira (18). A cobertura vacinal geral atingiu a marca de 51%.

Por número de doses, a cobertura vacinal varia. A maior parte das aplicações foi de primeiras doses, sendo ao todo 2.463.584 aplicações, o equivalente a uma cobertura vacinal de 77%. Quanto à segunda dose, o número fica em 1.615.955 pessoas imunizadas em todo o estado, o que representa 51%.

TERCEIRA DOSE

Ainda conforme a plataforma, o número de doses de reforço seguem em crescimento no Rio Grande do Norte. Os dados desta segunda-feira apontavam para 55.748 potiguares com a terceira dose, correspondendo a 1% da cobertura de todo o estado.

Na última sexta-feira (15), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) orientou os municípios potiguares a realizarem antecipação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em idosos e profissionais de saúde.

A antecipação da D3 ocorrerá exclusivamente com a vacina da Pfizer e deve ser administrada em idosos com 60 anos ou mais e em trabalhadoras e trabalhadores da saúde no prazo de cinco meses após a aplicação da segunda dose ou dose única; ou seja, após a completude do esquema vacinal.

A decisão acontece após alguns municípios sinalizarem a iminência da perda de doses da Pfizer por prazo de validade após o descongelamento, em decorrência da baixa procura para dose de reforço e D2.

“Chegamos a conclusão que temos um quantitativo de doses da vacina da Pfizer junto aos municípios, descongeladas há mais de 20 dias, que devem ser aplicadas de forma imediata, considerando o intervalo de vencimento de 31 dias. Então, decidimos, em parceria com os municípios, antecipar a terceira dose”, informou a coordenadora em Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima.

DOENÇA

De acordo com a Sesap, foram registrados 38 novos casos da Covid-19 neste último domingo (17). Agora, o RN totaliza 370.895 casos confirmados da doença, distribuídos por todos os 167 municípios potiguares. 7.364 pessoas vieram a óbito por Covid-19.

Além disso, o boletim da Sesap indica um total de 260.484 pacientes recuperados da doença e 103.047 casos em acompanhamento.

Tags