Dois alertas de chuvas para o RN - Foto: Reprodução/Inmet

Cotidiano

Clima RN segue sob alerta de chuvas de até 100 milímetros

Dois alertas, um laranja e um amarelo, indicam chuvas em quase 100 cidades do Rio Grande do Norte; aviso é válido até às 10h desta sexta-feira (31)

por: NOVO Notícias

Publicado 30 de maio de 2024 às 13:30

Dois alertas de chuvas para o RN – Foto: Reprodução/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas que podem chegar a até 100 milímetros por dia no Rio Grande do Norte. Um alerta laranja, que é classificado pelo grau de severidade de perigo, e um alerta amarelo, com grau de perigo potencial, são válidos até às 10h desta sexta-feira (31).

O alerta laranja abrange cidades de quase todo o litoral do RN, a partir de Parnamirim, e seguindo até Tibau, na divisa com o Ceará, onde o alerta também está em vigor. Ao todo são 21 cidades na classificação de perigo, com possibilidade de chuvas que variam de 30 a 60 milímetros por hora, 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h.

Já no alerta amarelo, de perigo potencial, estão 97 cidades, incluindo as 21 do laranja. Neste caso a previsão é de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia, e ventos intensos entre 40 e 60 km/h.

Nos dois casos o Inmet alerta para a possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O Instituto orienta que, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e, se possível desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Em casos de emergência, a orientação é para contatar a Defesa Civil através do 199 ou Corpo de Bombeiros no 193.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags