O Rio Grande do Norte registrou 15 mortes de crianças (de 0 a 12) durante a pandemia da Covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde (MS), por meio do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe). Do total de crianças mortas, metade delas tinha menos de dois anos de idade.
De acordo com as informações oficiais, que foram compiladas pela Agência de dados Fiquem Sabendo, o ano de 2020 somou 10 mortes, enquanto 2021 registra cinco casos — com dados analisados até março deste ano.
Todas as 15 crianças mortas por Covid-19 no Rio Grande do Norte tiveram o registro de óbito feito em Natal. Dos casos relatados, 13 deles passaram por leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de hospitais potiguares. E, antes de morrerem, 12 ainda precisaram de intubação para respiração mecânica.
Ainda segundo as informações do SIVEP-Gripe, o primeiro caso de criança morta pela Covid-19 foi registrado em 7 de abril 2020. Era um bebê com menos de 1 ano de idade, que estava internada em um hospital público de Natal. Ao todo, cinco bebês entre 0 e 1 anos morreram em decorrência da doença no estado.
Em todo o Brasil, segundo o SIVEP-Gripe, 1.097 crianças entre 0 a 12 anos morreram em decorrência da Covid-19 durante a pandemia. O estado de São Paulo tem o maior número de casos, com 133. O Ceará vem em seguida, com 107 mortes. E, em terceiro, Pernambuco teve 102.
Os estados com os menores números de mortes de crianças são Acre e Tocantins. Os dois somaram, respectivamente, 6 casos durante todo o período.
Mortes de crianças entre 0 a 12 anos no Brasil durante a pandemia (Ministério da Saúde):
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias