Economia

RN registra abertura de 125 empresas por dia em 2022

Foram criados 34.365 novos empreendimentos potiguares em 2022; especialistas avaliam que abertura de novos negócios é fruto da retomada da economia após a pandemia

por: NOVO Notícias

Publicado 14 de novembro de 2022 às 13:03

Neyla Santos, administradora da LosLos RN

Empresa de sorvetes administrada por Neyla Santos funciona há quase dois meses e já é sucesso – Foto: Dayvissom Melo/NOVO Notícias

O Rio Grande do Norte abriu 34.365 novas empresas entre janeiro e setembro de 2022, segundo dados do levantamento Painel Mapa de Empresas, produzido pelo Ministério da Economia. A média é de 125 novos negócios por dia.

Entre as mais de 34 mil empresas abertas, 33.361 foram matrizes e 1.004 novas filiais no estado potiguar. Os números apontam uma retração de 6% no comparativo com o mesmo período de 2021, quando foram abertas 36.797 empresas no RN.

O estudo mostra ainda que durante esses nove meses, 15.415 foram extintas em território potiguar, garantindo ao Rio Grande do Norte um saldo positivo de 18.950 empresas durante o período. O Empresário Individual é a natureza jurídica predominante na abertura dos negócios, representando um montante de 84% na abertura das novas empresas em 2022.

Segundo o Sebrae, a abertura dos novos empreendimentos é o resultado da retomada da economia após o período pandêmico da Covid-19. De acordo com a instituição, o mercado de trabalho tem apresentado saldo positivo, alcançando até setembro de 2022 o acumulado de 19.510 novos empregos. Para Elisete Lopes, analista técnica do Sebrae, a abertura destas novas empresas não é reflexo de uma fragilidade do mercado de trabalho na criação de empregos.

“Com perspectivas mais otimistas, as pessoas optam por colocar em prática o sonho do empreendedorismo. Portanto, não podemos afirmar que a “abertura de empresas é reflexo na fraqueza do mercado de trabalho para gerar vagas formais”. Os dados reforçam, ainda mais, a ideia de que a nossa economia está em um processo de recuperação da sua dinâmica, abalada fortemente pela pandemia no ano de 2020”, avaliou a profissional.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o dado mais recente sobre desemprego no RN é do segundo trimestre de 2022 (abril, maio e junho). A taxa de desocupação (desemprego) é de 12%. Isso significa 188 mil pessoas desocupadas (em busca de um emprego ou trabalho).

Segundo dados da Receita Federal, as principais atividades com o maior número de abertura de empresas até outubro de 2022, foram: comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios (3.593); comércio varejista de cosméticos produtos de perfumaria e higiene pessoal (2.721); Promoção de Vendas (2.487); comércio varejista de bebidas (2.238) e lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares (1.871).

Ainda conforme a analista técnica do Sebrae-RN, o empreendedorismo no Estado é capaz de gerar renda não apenas para o gestor do negócio, como também, através da sua capacidade de criação de novos postos de trabalho.

“Vemos que os pequenos negócios são os que mais contribuem com criação de novos empregos em nosso país. Tendo em vista essas oportunidades, sempre será positivo a ampliação do número de empreendedores em nosso Estado”, ressaltou Elisete.

Um desses novos empreendimentos é o da administradora Neyla Santos. Com mais de 20 anos trabalhando em Multinacionais, ela decidiu tirar o sonho do papel de ser empreendedora e se capacitou em um dos principais programas de formação de empreendedores do mundo, que é o Empretec, do Sebrae-RN.

A partir deste momento, Neyla iniciou a logística de operação do seu novo empreendimento. Com pouco mais de 30 dias de atuação no RN, a distribuidora dos sorvetes Los Los, produto que já é sucesso nacionalmente vem conquistando o mercado potiguar.

Segundo a administradora, a junção de qualidade e inovação do produto tem apresentado bons resultados nestes primeiros dias de faturamento. “Ainda somos novos no mercado, porém, com um sucesso que superou muito minha expectativa. Sabíamos que a qualidade do produto e a inovação da marca eram pontos fortes, mas tivemos a certeza através dos nossos clientes provando e aprovando!”, contou Neyla.

A CEO conta que segue se capacitando para crescimento e desenvolvimento do seu negócio. Apesar do pouco tempo no universo empreendedor, Neyla sabe que o mercado exige sempre atualização e acompanhamento das tendências globais. “Dei o start no Empretec, e após isso, não sai mais de lá. Estou semanalmente participando de consultoria também com eles, bem como, palestras, eventos, e tudo que pudesse me apoiar na busca do sucesso e escolha do meu negócio”, falou a empreendedora.

Neyla ainda destaca que as vendas ocorrem por meio de diversos pontos de vendas espalhados na capital potiguar e que visa ampliar a rede para estados vizinhos, como a Paraíba. O catálogo dos produtos podem ser acessados através do Instagram oficial da empresa: @loslosrn.

Tags