Cotidiano

RN recebe neste sábado nova remessa de doses da Coronavac

Cargas serão utilizadas para diminuir a falta de 87 mil imunizantes apurada ao longo da semana passada

por: NOVO Notícias

Publicado 14 de maio de 2021 às 11:29

Carga de Coronavac desembarca no Rio Grande do Norte – Fotos: Elisa Elsie

O Rio Grande do Norte deve receber neste sábado (15) remessa de 36.200 doses da Coronavac enviadas pelo Ministério da Saúde. Com isso, o estado deve fechar semana com a chegada total de 86.600 doses do imunizante.

Na última sexta-feira (14), uma carga de 16,6 mil unidades da Coronavac foi recebida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) no fim da manhã e será destinada à continuidade do trabalho de diminuição do déficit de segunda dose do imunizante produzido pelo Instituto Butantan.

Esta nova leva de Coronavac é mais um resultado do trabalho feito pelo Governo do Estado, com participação direta da governadora Fátima Bezerra, e da Sesap junto ao Ministério da Saúde. As duas cargas anteriores já recebidas foram repassadas às gestões municipais prontamente para diminuir a falta de 87 mil imunizantes apurada ao longo da semana passada.

O Governo e a Sesap aguardam a complementação do volume acertado com o ministério para zerar a fila da segunda dose dentro dos próximos dias. A sinalização feita pelo órgão é de que o carregamento chegue ao RN ainda no fim de semana.

A carga foi recebida na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), junto com caixas de anestésicos do kit intubação para UTIs Covid e outros materiais, poucas horas após a Sesap iniciar a distribuição às cidades potiguares das doses de Coronavac e Oxford entregues na quinta-feira (13), em um total superior a 89 mil doses. A distribuição contou com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

Na manhã de segunda-feira (17), a Sesap distribuirá a carga de vacinas da Pfizer. Por conta da logística de armazenamento do imunizante, que precisa ficar a baixas temperaturas, apenas municípios da Região Metropolitana de Natal receberão, como foi acordado durante a semana, para reforçar o trabalho de vacinação no público com comorbidades.