Cotidiano

RN prevê “avalanche” de concursos para 2022

Devem ser oferecidas mais de 3.000 vagas em órgãos públicos que carecem de funcionários em seus quadros

por: NOVO Notícias

Publicado 10 de janeiro de 2022 às 17:00

Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase/RN) deverá oferecer 577 vagas – Foto: Carlos Azevedo/NOVO Notícias

Sendo 2020 e 2021 os anos em que quase não ocorreram concursos em razão da pandemia, é natural que 2022 seja o resgate do tempo perdido. Além de terem sido criados cargos, os próprios órgãos públicos carecem de funcionários, uma vez que muitos aproveitaram a situação caótica para se aposentar. Estão previstas mais de 3.000 vagas de concurso para 2022 no Rio Grande do Norte em diversas áreas.

No âmbito nacional, concurseiros esperam ansiosamente pelos certames do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Controladoria Geral da União (CGU), do Ministério Público da União (MPU), do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. Além desses, o concurso da Receita Federal é muito aguardado.

No RN, estão previstos, estão o da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Secretaria de Educação e Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema).

Para o concurso da PM, o número de vagas ainda não foi anunciado, mas a expectativa é de que sejam 800 vagas abertas. A banca foi contratada em novembro do ano passado pelo governo.

Na última semana, o Governo do Rio Grande do Norte confirmou que lançar um concurso público com 577 vagas para a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase/RN). A previsão é de que isso ocorra no mês de março. A Universidade Federal Rural do Semi-Árido também abriu concurso para o preenchimento de 10 vagas dos cargos de Técnico Administrativo em Educação – TAE em diversas áreas de formação. As oportunidades estão distribuídas pelos Grupos I e II do Edital 039/2021, cujas inscrições têm início no dia 28 de janeiro de 2022 e seguem até o dia 03 de março.

O concurso público da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foi autorizado em setembro de 2020. O edital terá a oferta de 47 vagas para o cargo de Técnico e Analista Legislativo. O termo de referência que definirá a banca do concurso ALRN já foi concluído. A definição da empresa que organizará a seleção deve ser escolhida em até 60 dias.

A Secretaria de Estado da Tributação do Rio Grande do Norte publicou em 2017 portaria constituindo comissão para organização do seu concurso Sefaz RN. Conforme informações da Secretaria estadual de Tributação (SET/RN), atualmente 231 cargos vagos.

A pasta informou ainda que a realização do concurso público para auditores fiscais está prevista no PPA 2020/2023, e há a possibilidade de que seja efetivado até o 1º semestre de 2022. “No entanto, em virtude da LRF e de outros fatores, não se pode afirmar, por enquanto, que será realizado, e nem há previsão de data para publicação do edital”.

Em âmbito municipais, alguns concursos estão sendo estudados, a Prefeitura de Ceará Mirim informou que já foi solicitado um levantamento para identificar as prioridades do órgão. Com a tramitação em andamento, a expectativa é de que seja formada uma comissão permanente para a realização de estudos afim de identificas quais serão os setores que terão prioridade no novo certame. Na cidade de Upanema, na região oeste do estado, segundo publicação no Diário Oficial em 17 de setembro de 2021, o Ministério Público do Estado recomendou que seja realizado um novo certame no município.

A estudante de publicidade, Ana Alice, que pretende participar dos concursos, enxerga grandes expectativas na realização dos certames e na busca pelo seu sonho de uma carreira como servidora.

“Com esse cenário de retomada das principais atividades, e esse hiato que tivemos na pandemia de realização dos concursos, nós, que buscamos uma vaga no serviço público, estamos com boas expectativas para este ano de 2022”, conta.

Em nota enviada à reportagem do NOVO Notícias, a Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH) informou que “todos os concursos ainda estão em fase de levantamento de vagas. Não há nenhuma concretude ainda sobre estes, a não ser sim uma previsão para iniciarem ainda em 2022.”.

A secretaria ressaltou ainda que concreto por enquanto relacionado ao assunto, somente o Concurso da Fundase, com 577 vagas – cargos de Agente Socioeducativo (420), Analista Socioeducativo (61), Analista Administrativo (24), Técnico de Nível Superior (17) e Técnico de Nível Médio (55) estão confirmados, cujo edital está previsto para ser lançado em março de 2022.

Tags