Geral

RN é o terceiro estado do Brasil que mais vacina crianças contra covid

No ranking de vacinação de crianças de 5 a 11 anos, o Rio Grande do Norte só fica atrás de São Paulo e Distrito Federal

por: NOVO Notícias

Publicado 15 de fevereiro de 2022 às 13:04

Vacinação de crianças

Vacinação de crianças no Rio Grande do Norte – Foto: Secom/Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-RN

Dados do Ministério da Saúde apontam que o Rio Grande do Norte se encontra, atualmente, no terceiro lugar do ranking de estados que mais vacinam crianças no Brasil, ficando atrás apenas do Distrito Federal, em segundo lugar, e de São Paulo, em primeiro.

A campanha de imunização de crianças entre 5 e 11 anos teve início no RN há 1 mês, no dia 14 de janeiro, quando o primeiro carregamento de vacinas pediátricas da Pfizer chegou em solo potiguar. A primeira aplicação aconteceu no município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.

Até o momento, 335 mil doses foram distribuídas, sendo 110 mil da Coronavac e o restante da Pfizer pediátrica. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), o número é suficiente para iniciar o esquema vacinal de todas as crianças nessa faixa etária, que tem como público alvo o total de 335.093 crianças.

O Rio Grande do Norte já vacinou 118.081 crianças, o que representa 35% desta população. A meta da Sesap é chegar a 95%. “A Sesap reforça que, mesmo o RN sendo o terceiro estado que mais vacina no Brasil, temos um número alto de crianças que precisam iniciar o esquema vacinal. São mais de 200 mil crianças que necessitam ser vacinadas. A meta é que em meados do mês de março possamos alcançar 95% deste público. Precisamos pensar na proteção das crianças, principalmente neste momento de retorno às escolas de forma presencial”, disse Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da pasta.

Distribuição de doses

Na tarde desta terça-feira (15), a Sesap vai realizar a distribuição de 137.060 doses aos 167 municípios potiguares. Serão 19.900 da Pfizer Pediátrica, destinadas ao esquema primário (D1) para crianças entre 5 a 11 anos; 80.250 doses de Astrazeneca para reforço (D3) para população acima de 18 anos; 24.252 doses da Pfizer para esquema vacinal primário (D2) para crianças e adolescentes de 12 a 17 anos; 882 doses da Pfizer para esquema vacinal de D2 e D3; 9.505 de Astrazeneca; 480 doses da Janssen para dose de reforço do município de Ipanguaçu; e 1.800 doses de Coronavac solicitadas para D1, D2 e D3 para os municípios de Santa Cruz e São Pedro.

A logística para a operação da vacina nas crianças será a mesma mantida pela Sesap, em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) desde o início da campanha.

Tags