Política

RN é o maior colégio eleitoral do PSDB no NE e terá papel fundamental nas prévias

Prévias presidenciais do PSDB têm oficializadas quatro candidaturas: o ex-senador Arthur Virgílio, o senador Tasso Jereissati, o governado do RS Eduardo Leite e o governador de SP João Doria

por: NOVO Notícias

Publicado 27 de setembro de 2021 às 15:45

Ezequiel Ferreira e João Doria

Ezequiel Ferreira e João Doria em evento em Natal no mês de agosto – Foto: Rogério Vital/NOVO Notícias

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), um dos mais tradicionais do Brasil, já respira os ares das eleições presidenciais de 2022. Isso porque internamente a sigla já está em pré-campanha para decidir quem vai representar os tucanos na disputa para substituir Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto no próximo ano.

As prévias presidenciais do PSDB têm oficializadas quatro candidaturas. O ex-senador pelo estado do Amazonas, Arthur Virgílio Neto, o senador do Ceará Tasso Jereissati, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e o governador de São Paulo, João Doria, que até aqui, foi o único dos quatro que cumpriu agenda no Rio Grande do Norte.

O paulista esteve em Natal há exatamente um mês, no dia 27 de agosto, quando, ao lado do presidente do diretório estadual do partido, o deputado estadual Ezequiel Ferreira, participou de um evento para lideranças e militância local do partido. No evento, Doria fez um discurso se colocando como terceira via para derrotar a dupla Bolsonaro e Lula.

“O PSDB não terá um candidato nem entre a corrupção, nem a inoperância, nem da negligência, nem muito menos do negacionismo. A nossa pauta é o Brasil”, disse o tucano paulista.

O líder do PSDB no RN, deputado Ezequiel Ferreira, que já tem mostrado sua preferência pela candidatura de João Doria, aproveitou o encontro para mostrar a força dos tucanos potiguares. O RN é o estado onde o PSDB tem o maior “tucanato” do Nordeste, com 31 prefeitos, e a quarta maior representatividade tucana no Brasil.

O grande número de tucanos no RN chama a atenção e pode ser estratégico para decidir os rumos do partido na corrida presidencial do próximo ano, mas até aqui, apenas João Doria se fez notar na “Terra de Poti”. O principal adversário do governador paulista, o gaúcho Eduardo Leite, começou a campanha visando as prévias. Suas andanças já começaram, mas ele ainda não desembarcou no Nordeste, e por isso ainda há a expectativa de que ele possa visitar o Rio Grande do Norte até o dia 21 de novembro, data marcada para acontecer a eleição.

Correndo por fora, dois nomes muito conhecidos em Brasília, Arthur Virgílio e Tasso Jereissati aparecem mais modestamente na disputa, que no fim das contas deverá ser vencida mesmo por um dos governadores. Nos bastidores já se ouve falar até em alianças entre candidatos. Há aproximadamente um mês, tomou espaço na mídia uma possível aproximação entre Tasso Jereissati e Eduardo Leite. Na última semana foi a vez de uma possível aliança entre Arthur Virgílio e João Doria ganhar destaque.

Com o discurso de terceira via mais acentuado e adoção de uma estratégia semelhante, Leite e Doria são os nomes de maior destaque, ganhando notoriedade em uma consultoria do Eurasia Group, empresa norte-americana de pesquisa e consultoria de risco político. Uma análise feita e divulgada no Brasil na última quinta-feira (23) aponta leve tendência à vitória de Eduardo Leite nas prévias tucanas.

Maioria dos tucanos no RN vão de Doria

No Rio Grande do Norte, a expectativa é que a maioria dos liderados de Ezequiel Ferreira sigam o presidente na escolha do representante. Aproximadamente 70% dos psdebistas potiguares deverão optar por ver o nome do governador de São Paulo nas urnas em 2022. Lideranças importantes, como o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, e o vereador mais votado de Natal, Kleber Fernandes, são exemplos de tucanos com Doria.

Detalhes das prévias

A data escolhida para a definição do representante tucano é 21 de novembro. Contudo, é possível que haja consenso ainda neste dia, podendo a eleição ser decidida em segundo turno, caso nenhum dos candidatos atinja a maioria absoluta. Poderão votar todas as pessoas que tenham se filiado ao PSDB até o dia 31 de maio deste ano.

Tags