Projeto da Ancar Ivanhoe, administradora do empreendimento, quer formar mais de 4,5 mil gestores no Nordeste até 2022; gerentes aproveitam para trocar experiências e aprimorar atendimento online e offline
Publicado 28 de outubro de 2021 às 11:44
Em projeção realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em setembro, as vendas do varejo no Brasil devem crescer 4,9% até o fim do ano. Nesse clima otimista para novembro e dezembro, o Natal Shopping investe na qualificação de seus lojistas para poder oferecer uma experiência ainda melhor na jornada de compra de seus clientes, que agora acontece de forma híbrida: no virtual e no presencial.
A formação acontece por meio de uma nova ferramenta de aprendizagem do mercado: a Universidade do Lojista (UAI), plataforma virtual da Ancar Ivanhoe, administradora do shopping, que oferece os cursos do programa SAPIÊNCIA, da UOL Edtech, neste importante momento de virada de chave e adaptação à realidade pós-pandemia.
O intuito é preparar varejistas da rede para os desafios da transformação digital e mudanças de comportamento de consumo de maneira assertiva e engajadora. O projeto piloto acontece nos shoppings da rede no Nordeste e promete se estender para os mais de 4,5 mil lojistas que integram os empreendimentos da Ancar Ivanhoe em todo o país no início de 2022.
“Estamos entrando em uma nova fase para o varejo, com o reaquecimento das vendas presenciais, então, para o empreendimento é muito importante que os nossos lojistas estejam alinhados com as novas demandas que os clientes estão nos trazendo. Desta forma, com a qualificação por meio da nossa UAI, eles têm a oportunidade de se atualizar e, no final, todos ganhamos: Natal Shopping, lojistas e quem mais nos interessa: o cliente”, pontua Felipe Furtado, superintendente do empreendimento.
A gerente da Arezzo, Luzineve Soares, que participa da qualificação, conta que é unânime a preocupação dos colegas lojistas para aprender a lidar com todas as mudanças que estão acontecendo nesse cenário de pós-pandemia.
“Quando fechamos em março de 2020, não trabalhávamos com o delivery nem com a prateleira infinita, então foi tudo muito novo. Agora, devemos manter o que aprendemos na prática e adaptar aquela rotina antiga de ter o cliente dentro da loja comprando, porque hoje somos nós que ‘batemos na porta dele’ de forma virtual e, nas aulas da UAI, falamos sobre isso com uma metodologia simples de entender e de colocar em prática”, afirma a gerente.
No Natal Shopping, além de Luzineve outros 20 gerentes e proprietários de loja participam das aulas que abordam temas como novos modelos de trabalho, liderança inspiradora, priorização e autogestão, comunicação eficiente, colaboração, diversidade e inclusão, além de inteligência emocional.
Para Nágela Vieira, gerente da Granado, a experiência tem sido “muito proveitosa e rica”. Ela, que também teve que se adequar às vendas online, aproveita as aulas para trocar experiências com outros gerentes e ver o que pode ser adequado ao seu nicho.
“Os temas abordados pelo curso são bem voltados para o que vivemos do dia a dia: a liderança no varejo, as mídias sociais, como colocar em prática o novo modelo de atendimento, e nós aproveitamos para comparar as vivências, e aprender, porque quem aprende mais, vende mais”, atesta.
E já tem aluno pondo em prática tudo que está aprendendo, visando colher frutos nas vendas de Natal e fim de ano. Lucian Figueiredo, gerente do O Boticário, acredita que o conteúdo absorvido nos encontros vai “dar um gás” nessa reta final de 2021.
“O fim do ano é um dos momentos mais importantes para os varejistas, e todo o conteúdo que estamos vendo pode ser inserido no nosso cotidiano de uma forma muito tranquila. Vemos na prática o que dá certo e o que não dá certo, e vamos corrigindo”, afirma o gerente, que diz estar aguardando um final de ano desafiador, mas de muito movimento, com planejamento para alcançar bons resultados.
Segundo Evandro Ferrer, CEO da Ancar Ivanhoe, a Universidade do Lojista vem para ser um diferencial competitivo. “Com a UAI Lojista, proporcionamos o compartilhamento de conhecimento com base nas reais necessidades dos nossos parceiros. Queremos mais do que capacitar, queremos provocar e estimular o intraempreendedorismo, permitindo que nossos lojistas reduzam os atritos da jornada do cliente e melhorem a experiência dentro dos nossos shoppings, indo além da mera relação transacional de compra e venda”, analisa.
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