Cotidiano

Resgate de brasileiros em Israel é autorizado; 1º voo chega quarta

A Força Aérea Brasileira informou que 900 brasileiros devem ser repatriados até sábado. A operação poderá ser repetida na próxima semana, caso haja necessidade.

por: NOVO Notícias

Publicado 9 de outubro de 2023 às 18:30

Operação para resgate de brasileiros em Israel terá 5 voos. Foto: Marcos Corrêia/PR/Arquivo

Operação para resgate de brasileiros em Israel terá 5 voos. Foto: Marcos Corrêia/PR/Arquivo

O Governo do Brasil  obteve autorização oficial para promover o resgate cidadãos brasileiros que estão em Israel em meio ao maior conflito na região em cerca de 50 anos. O primeiro voo de Tel Aviv deve chegar em Brasília à 1h de quarta-feira (11); e o último, às 23h de sábado (14).

O Itamaraty informou que a primeira aeronave que realizará a missão está em Roma, na Itália, de onde seguirá para Israel. Já segundo avião partiu de Brasília na tarde desta segunda para iniciar o resgate de brasileiros em Israel.

A Força Aérea Brasileira informou que 900 brasileiros devem ser repatriados até sábado. A operação poderá ser repetida na próxima semana, caso haja necessidade.

O governo brasileiro também estuda formas de retirar cidadãos brasileiros de territórios palestinos, em particular através do Egito, Jordânia e Líbano. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, há 25 brasileiros na Faixa de Gaza que entraram em contato com o Itamaraty solicitando a repatriação.

O conflito começou com ataques do grupo terrorista Hamas sobre o território israelense a partir da Faixa de Gaza no último sábado (7). Os ataques dispararam uma violenta resposta dos israelenses. Já são mais de mil mortos dos dois lados, até o momento.

Leia também:

O Itamaraty informou que, até esta manhã, 1.700 brasileiros já haviam solicitado repatriação, sendo a maioria turistas hospedados em Tel Aviv e em Jerusalém. Eles estão entrando em contato com a embaixada brasileira em Tel Aviv por meio de um formulário online.

De acordo com uma programação prévia divulgada pela FAB (Força Aérea Brasileira), serão cinco voos visando o resgate de brasileiros em Israel, quatro deles com capacidade para 210 pessoas e um, menor, para 60 passageiros. Restarão ainda 800 brasileiros em território israelense, que podem tanto ser resgatados em ocasiões futuras ou tentar voltar por voo comercial.

“Face à incerteza quanto ao momento em que poderão ocorrer os voos de repatriação, o Ministério das Relações Exteriores reitera recomendação de que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou que tenham condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais do aeroporto Ben-Gurion (Tel Aviv), que continua a operar”, disse o Ministério de Relações Exteriores.

O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, informou em evento na Base Aérea de Brasília que o país tem capacidade para repatriar 900 pessoas a cada cinco dias. Ele ressaltou que esta será a maior operação de repatriação da história do Brasil —o recorde anterior pertencia àquela ocorrida no Líbano, quando foram repatriadas 300 pessoas.

Em relação à retirada de brasileiros de territórios palestinos como a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, Damasceno afirmou que se trata de uma operação mais difícil e que as possibilidades ainda estão sendo analisadas. Estuda-se ainda a repatriação por meio de outros países da região, sobretudo Egito, Jordânia e Líbano.

“Estamos coordenando as listas com o MRE [Ministério das Relações Exteriores]. Falamos de brasileiros no Oriente Médio, brasileiros que estão precisando regressar ao Brasil, independente de suas crenças, de suas atividades e locais de moradia”, afirmou. “Nossa ideia é que a cooperação atinja a totalidade daqueles que queiram regressar.”

 

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags