Política

Requerimento pela abertura da CEI da Covid é protocolado na Câmara

O documento, entregue pela bancada de oposição, foi registrado um dia após da Polícia Federal, a Controladoria-Geral da União e Ministério Público Federal deflagrarem uma operação chamada de “Rebotalho”

por: NOVO Notícias

Publicado 2 de julho de 2021 às 15:50

Foto: Luana Thayse/Ascom Brisa Bracchi

O requerimento solicitando a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apuração de fatos e denúncias em desfavor do prefeito de Natal, Álvaro Costa Dias, foi protocolado na tarde desta sexta-feira, 02, na Câmara Municipal.

O documento, entregue pela bancada de oposição, foi registrado um dia após da Polícia Federal, a Controladoria-Geral da União e Ministério Público Federal deflagrarem uma operação chamada de “Rebotalho”, para apurar denúncia de compra fraudulenta, pela Prefeitura de Natal, de ventiladores pulmonares de origem e qualidade duvidosa, com 15 anos de uso, destinados ao Hospital de Campanha.

Para vereadora Divaneide Basílio, líder do PT na Casa, pontua que esse pedido pela “CPI municipal” não é um factoide político. É o resultado da falta de transparência da atual gestão no que diz respeito aos gastos com a Covid em Natal. “Só nosso mandato já protocolou mais de 40 requerimentos cobrando informações à SMS sobre questões relacionadas a luta contra o Coronavírus em Natal. Nenhum foi respondido”, comenta a parlamentar.

Leia também:
> CGU, MPF e PF cumprem mandado de busca na Secretaria de Saúde de Natal
> Secretário de Saúde de Natal diz que é “prematuro” falar em superfaturamento de respiradores

Entre os itens utilizados para sustentar o pedido da abertura da Comissão de investigação estão a “ausência de transparência nos contratos que apresentam como justificativa a Pandemia da Covid-19”, “Gestão escusa de Contratos Temporários de trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde”, ” Gasto com medicamento sem comprovação e formulação do “Kit Covid”, “Superfaturamento na aquisição de Testes para Covid-19 em Drive Thrus”, ” irregularidades nos contratos de aquisição de respiradores para a rede de saúde da capital”.

Até agora, o requerimento foi assinado pelos vereadores Ana Paula (PL), Brisa Brachi (PT), Divaneide Basílio (PT), Júlia Arruda (PCdoB) e Robério Paulino (PSOL). Para a CEI ser instalada são necessárias 10 assinaturas.

Tags