A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) iniciou nesta quinta-feira (09) a aplicação da dose de reforço Pfizer para quem realizou o esquema vacinal contra a Covid-19 com a Janssen. A decisão é baseada na Nota Técnica 56/2021 da Câmara Técnica de Vacinas. É necessário levar cartão de vacina, documento com foto e comprovante de residência de Natal.
Qualquer pessoa com dois meses de intervalo a partir da aplicação do imunizante da Janssen, poderá receber a dose de reforço com a Pfizer, em qualquer um dos pontos vacinais da capital: unidades básicas de saúde, drives Nélio Dia ou Via Direta, ou ainda trailer na Árvore de Mirassol (de quinta-feira a domingo das 18h às 22h).
A Nota Técnica considera que o reforço para o imunizante da Janssen também é satisfatório com vacinas heterólogas (de outros fabricantes) e vem sendo realizado em outros estados diante da escassez do imunobiológico da mesma marca.
“Não estamos medindo esforços para completar o quanto antes o esquema vacinal de toda a população da nossa cidade, seja D2 ou dose de reforço (D3). Temos unidades básicas com horário estendido, drives, trailer com funcionamento em horário especial e pontos volantes. As pessoas podem acessar a plataforma Vacina Natal e verificar todas as informações oficiais. A imunização é nossa garantia contra essa pandemia”, comenta George Antunes, secretário de Saúde de Natal.
Pessoas com 12 anos e mais.
Podem se vacinar as pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante Coronavac.
Podem receber a aplicação da D2 da Oxford quem se vacinou até o dia 20 de setembro.
Grávidas que tomaram a D1 de Oxford.
As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer.
A segunda dose da Pfizer está disponível para quem tomou a primeira dose há 21 dias.
A dose de reforço da Janssen pode ser aplicada com 02 meses de intervalo utilizando o imunizante Pfizer, para qualquer morador de Natal.
Gestantes que anteriormente tenham se imunizado com a Janssen, se estiverem no intervalo de 05 meses após aplicação da dose única, podem buscar um ponto vacinal para receber o reforço com a Pfizer.
Estão aptos a receber a terceira dose: população em geral com 18 anos e mais (há cinco meses de conclusão do esquema vacinal com a D2 de Coronavac, Oxford e Pfizer) e população com 70 anos e mais (há quatro meses de conclusão do esquema vacinal com a D2 de Coronavac, Oxford e Pfizer).
Os Imunossuprimidos também podem receber a terceira dose, desde que tenham completado o esquema vacinal há 28 dias, apresentando laudo médico dentro das categorias: Imunodeficiência primária grave; Quimioterapia para câncer; Transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; uso de corticóides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune ou pacientes com hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias