Decreto publicado no Diário Oficial da União no final de fevereiro já está em vigor e reduz em até 25% as alíquotas de IPI dos produtos da linha branca e carros
Publicado 15 de março de 2022 às 08:45
A redução de até 25% em impostos sobre carros e produtos da linha branca, anunciada pelo governo federal no final de fevereiro, pode impactar positivamente o bolso do consumidor potiguar.
Em nota, o Ministério da Economia informou que as alíquotas atuais serão reduzidas em razão das políticas de incentivo vigentes. Para alguns veículos, a redução fica em até 18,5%.
O decreto, publicado no Diário Oficial da União e já em vigor, prevê uma redução dos impostos sobre a indústria. Porém, os impactos na produção de automóveis e de eletrodomésticos como refrigeradores, freezers, fogões, secadoras e máquinas de lavar roupa podem causar uma atualização na tabela final de preços.
Segundo a Secretaria Especial da Receita Federal, a estimativa do impacto da medida é de R$ 19,6 bilhões em 2022.
O governo federal pontua que, nas últimas décadas, o setor industrial brasileiro tem perdido competitividade e participação no valor adicionado, no emprego e na pauta exportadora do país – consequências da redução da produtividade. Porém, com a redução dos impostos, a União acredita que a retomada econômica pode ser impactada positivamente, a produtividade ampliada, além da produção e geração de emprego e renda ficar mais dinâmica.
“No momento em que estamos passando, qualquer redução no custo é bem-vindo. Nós temos que fazer a economia rodar como um todo. E essa medida é muito positiva pois vai gerar expectativa de consumo do consumidor. O consumidor que estava esperando comprar alguma coisa vai voltar ao comércio para pesquisar se realmente baixou, e cabe a nós, empresários, baixarmos os preços e passarmos esse desconto para que possamos trazer de volta o fluxo que tínhamos antes da pandemia nas nossas empresas”, disse o presidente da Câmara dos Dirigentes Logistas de Natal (CDL Natal), José Lucena.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias