O PSDB finalizou no último sábado (27) as prévias eleitorais para escolher o nome do partido na disputa pela presidência da república em 2022. O governador de São Paulo, João Doria, foi o nome mais votado entre os três postulantes. Ele obteve 53,99% dos votos, seguido pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que somou 44,66%; e pelo ex-senador e ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que apareceu com 1,35% dos votos tucanos.
A votação foi iniciada ainda no domingo anterior, dia 21, contudo, falhas técnicas no aplicativo utilizado pelo partido para que os filiados pudessem votar, acabou inviabilizando a finalização do processo no dia previsto, e por isso o nome do escolhido só pôde ser conhecido neste sábado.
Participante desse processo histórico para a política brasileira, o diretório do PSDB no Rio Grande do Norte conseguiu notoriedade durante a campanha. O RN é o quarto maior colégio eleitoral do PSDB no Brasil e o maior na região Nordeste. O grande destaque que se tornou o partido, faz com que hoje os tucanos tenham a maior bancada na Assembleia Legislativa do RN, com cinco deputados, além de 31 prefeitos, 25 vice-prefeitos e aproximadamente 250 vereadores em todo o Estado.
Foi com essa força, liderada pelo deputado Ezequiel Ferreira, que o PSDB no RN atraiu os olhares dos mandatários que concorreram nas prévias do partido. O Estado recebeu, em sequência, João Doria, Eduardo Leite e Arthur Virgílio, que vieram em busca de apoio. O maior beneficiado nesse processo foi o governador paulista, que conseguiu do presidente estadual da legenda, Ezequiel, a promessa de apoio a sua candidatura.
Com toda essa representatividade, o Rio Grande do Norte foi decisivo nos grupos de deputados estaduais, prefeitos e vices e também ajudou no de vereadores, assumindo um papel de protagonismo nas Prévias do PSDB.
Uma projeção feita pela campanha de João Doria mostrou uma vitória no RN com aproximadamente 90% dos votos. Os dados foram apurados por meio de “procedimentos separados e distintos”, como pesquisas presenciais e por telemarketing, WhatsApp e e-mail. A informação foi contabilizada desde o começo das prévias até a quinta-feira (25), com atualizações durante a semana.
“Iniciamos uma campanha no estado ainda em agosto, quando João Doria veio a Natal e lotamos uma das maiores casas de evento com lideranças de todo interior. Os deputados se somaram na luta. E depois a Executiva Estadual aprovou o apoio a Doria. Quero agradecer aos deputados Tomba Farias, Gustavo Carvalho, Raimundo Fernandes e José Dias, que juntos as suas lideranças foram fundamentais. Também os prefeitos, vices que apoiaram e aos vereadores. Nossos filiados também deram sua contribuição”, afirmou Ezequiel Ferreira, presidente do PSDB Potiguar.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias