Mundo

Putin e Zelensky parabenizam Lula por vitória nas eleições

Em maio, Lula opinou à revista Time que Zelensky é tão culpado pela guerra quanto Vladimir Putin

por: NOVO Notícias

Publicado 31 de outubro de 2022 às 11:27

Os presidentes da Rússia e da Ucrânia, países em guerra entre si, parabenizaram o presidente eleito do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva (PT), por sua vitória nas eleições presidenciais deste domingo (30).

Em nota, Vladimir Putin destacou que espera que esforços conjuntos possam assegurar “o desenvolvimento de uma cooperação construtiva russo-brasileira em todas as áreas”. Segundo Putin, os resultados “confirmaram sua autoridade política”.

Em publicação no Twitter, Volodymyr Zelensky afirmou que confia na colaboração com o “amigo da Ucrânia de longa data” e no reforço das relações bilaterais, com objetivo de assegurar “democracia, paz, segurança e prosperidade”.


Em maio, Lula opinou à revista Time que Zelensky é tão culpado pela guerra russa no país quanto o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

A declaração levou Kiev a colocar o petista em uma lista de figuras internacionais acusadas de promover a propaganda do Kremlin, mas o nome dele foi removido do grupo dias depois.

Durante a campanha, Lula prometeu que dialogaria com russos e ucranianos para tentar uma solução para o conflito, que já dura oito meses.