O Partido dos Trabalhadores comemora, nesta sexta-feira (10), 43 anos de atividade política. No Rio Grande do Norte haverá uma agenda de atividades marcadas para o fim de semana em celebração à data.
A presidente do diretório municipal do PT em Natal, a deputada Divaneide Basílio, comemora o momento e lembra o que representa a data e o partido para o povo do RN.
“Essa data é símbolo de muita resistência, e sobretudo agora, neste momento em que a gente recupera a presidência da República. E não só recuperar esse lugar da presidência, mas é o lugar da própria democracia, e o Partido dos Trabalhadores sempre esteve na linha de frente na defesa da soberania e na defesa do povo. Celebrar 43 anos é afirmar que nós não somos um partido passageiro”, diz a presidente do PT Natal, Divaneide Basílio.
A deputada explica o porquê de comemorar a data também em Natal relembrando que o partido está cada vez mais forte localmente. “Ser a presidenta do PT Natal me dá também a tarefa de afirmar que Natal vai celebrar sim essa data tão importante. Nós temos aqui uma bancada forte. Acabo de sair da Câmara Municipal como vereadora e assume Daniel Valença, ou seja, temos duas cadeiras na Câmara Municipal de Natal. Nós incidimos diretamente na vida, no debate do direto à cidade e nós temos muito a comemorar, muito a celebrar e muito a ampliar na cidade de Natal a nossa intervenção”, explica Divaneide Basílio.
Na agenda de celebração do aniversário do PT em Natal, que está programada para este fim de semana, estão atividades internas, envolvendo a direção do partido, bem como atividades abertas a toda a população, como uma festa na tarde do sábado (11).
“Nós vamos realizar um conjunto de atividades. A primeira será a reunião de Executiva, uma reunião interna para organizar o nosso calendário. Vamos fazer uma reunião do diretório municipal, com todos os dirigente e ampliada para quem mais do partido quiser participar, com a presença da deputada Natália Bonavides. E claro, vamos ter festa. Vamos ter festa na rua. Vamos ocupar o Beco da Lama, em frente ao Bar da Raimundinha, com Batuque de um Povo, com Rosas na Cartola, com a apresentação dos novos filiados e das novas filiadas, com muita festa, muita alegria e respeitando as raízes da cultura potiguar e sobretudo afirmando conteúdo, propondo melhorias para nossa cidade”, conta a deputada Divaneide Basílio.
Além de celebrar o aniversário, os membros do PT no Rio Grande do Norte têm muito mais para comemorar. Politicamente o partido vem numa ascensão, chegando ao Governo do Estado em 2018, com essa escolha sendo ratificada pelos potiguares em 2018, além de ampliar espaço no poder legislativo.
“A gente vem afirmando que o melhor vai começar e eu tenho dito que o melhor já começou. Veja bem, o partido tem ampliado sua participação no parlamento, eu mesma sou resultado dessa ampliação. Hoje nós temos uma vaga a mais na Assembleia Legislativa. Mas nós temos também uma federação. E eu considero que é uma federação que se fortalece. Nós não estamos sozinhos, estamos com o PV, estamos com o PCdoB, e acho que esse lugar de respeitar os nossos partidos federados também é importante. Queremos esses partidos nessa caminhada, nessa construção”, comemora Divaneide, presidente do PT Natal.
Com tantos anos de atividade, Divaneide defende que o PT tem um legado na história de Natal e do RN. A pauta desenvolvimento é um “assunto muito caro” para o partido, que “sempre apostou no desenvolvimento sustentável, integrado, que respeita o meio ambiente”.
“Você pode perceber que nós do PT sempre estivemos na linha de frente na defesa desse equilíbrio, apresentando leis, fazendo debate da política de águas, do respeito aos territórios. Então, tradicionalmente, quem foi passando pelo parlamento foi deixando um legado. Tem um legado no estado, de desenvolvimento, que passa também pela educação, com a ampliação dos IFs. A cultura, com os patrimônios que a gente foi fortalecendo e foi tratando. O debate que o PT institui sobre a educação, como a gente pensa o RN daqui pra frente, e a cidade de Natal dentro disso, de como a gente se integra melhor, de como a gente respeita o cidadão e a cidadã”, diz Divaneide Basílio.
Outro legado apontado pela presidente do PT Natal é a luta em defesa do servidores, lembrando a permanência da Petrobras no RN como uma conquista dessa luta.
“Nós temos nossa marca na luta dos servidores públicos. É muito importante dizer que a gente sempre esteve na defesa dos servidores e do patrimônio. A Petrobras ficar no RN é para nós uma ação muito forte, ter Jean Paul como presidente da Petrobras, para nós é um orgulho, e tem a ver com essa caminhada, com essa trajetória, com esse legado. O PT não é um partido de uma estrela, é um partido de uma constelação. Os militantes são as estrelas”, completa Divaneide Basílio, presidente do PT Natal.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias