Brasil

Psicólogo orienta cuidados para a última semana antes do Enem

Às vésperas do exame, marcado para começar no próximo final de semana, a época agora é para desacelerar e cuidar da saúde física e mental

por: NOVO Notícias

Publicado 9 de novembro de 2022 às 16:35

Foto: Reprodução

Estudar mais ou descansar? Esta pode ser uma dúvida dos jovens que estão na reta final da preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 e agora se encontram às vésperas da realização das provas, marcadas para os dias 13 e 20 de novembro. Além do desafio de dominar todo o conteúdo, os estudantes costumam enfrentar seus próprios medos e ansiedade. Porém, um novo ritmo na rotina nesses últimos dias pode colaborar para um bom rendimento no momento da resolução das questões.

Segundo o mestre em neuroengenharia, neuropsicólogo e psicopedagogo Helington Costa, a última semana antes das provas é para desacelerar. “Nessa fase final do processo do Enem, a gente acredita que o aluno já estudou bastante, vem numa rotina de muita intensidade, respondendo às listas de exercícios com bastante frequência. Mas na reta final é preciso diminuir a energia do processo. É a mesma coisa que um atleta de alto desempenho precisa fazer: sempre que chega próximo ao período de competição, diminui a quantidade de tarefas, porque precisa prevenir a incidência de lesões. Da mesma forma, com as questões cognitivas, para prevenir possíveis dúvidas, medos ou preocupações, a gente diminui o ritmo”, explica Costa, professor do curso de Psicologia da Estácio Natal.

Para esta fase, o psicólogo orienta manter uma rotina de estudo mais leve, com resolução de exercícios simples e cuidados com a saúde. “O estudante não pode largar mão de manter um equilíbrio físico, mental e da alimentação. Precisa cuidar um pouco mais da máquina, do corpo, do ser humano. Realizar uma leve caminhada de no mínimo 30 minutos, três vezes por semana, já é suficiente para liberar uma série de hormônios positivos, ótimo para aumento e fixação de conteúdos e melhora da memória de longo prazo”, aconselha. Outros cuidados possíveis, segundo o psicólogo, é escutar boas músicas, ir ao teatro, encontrar com os amigos, algo mais relaxante e que permita ao cérebro descansar um pouco da rotina tão puxada de estudos.

Para o momento da prova, o autoconhecimento e algumas técnicas de relaxamento são essenciais. “A ansiedade é extremamente comum. Todo mundo passa pela experiência do ‘lutar, fugir ou congelar’. Esta é uma reação onde o corpo se prepara para uma situação de emergência: a prova na mão. Então, nessas horas, antes de começar a responder, leia brevemente o que está na prova. Passa de uma folha para outra, analise a prova na totalidade. O pensamento é: estou preparando meu corpo e minha mente para o pico inicial de ansiedade, com um período médio de 15 minutos, vai passar rapidinho e eu voltarei às minhas condições cognitivas plenas e farei a prova. Se, mesmo assim, a ansiedade insistir, técnicas de respiração ajudam: com os dois pés fixos no chão, respire profundamente.

Atenção com a alimentação

Uma rotina de estudos sem uma nutrição adequada pode influenciar no desempenho do candidato. A nutricionista e docente da Estácio, Cristiane Souto, explica haver alimentos que auxiliam no raciocínio e na manutenção da concentração, como também aqueles que provocam sonolência – que devem ser evitados. “O ideal é evitar comidas com altos índices de gordura, que podem dificultar o processo de digestão. Congelados, refeições industrializadas e frituras devem ficar fora da dieta do candidato. Os doces também não são indicados, pois podem provocar sonolência”, relaciona.

Plataforma gratuita ajuda estudantes a se preparar para o ENEM

A Estácio oferece aos estudantes de todo o país o ENEMVERSO. Uma plataforma que integra serviços e diversos materiais complementares para os estudos em diferentes formatos que intensificam o suporte ao estudante que se prepara para o exame. No espaço digital, é possível encontrar e-books, lives com influenciadores, simulados, aulas ao vivo, teste vocacional e até degustação de cursos de graduação para ajudá-los a decidir qual profissão eles vão seguir.

Na plataforma, também ganha destaque uma nova edição do Expedição ENEMVERSO, game criado no Fortnite em 2021 que faz com que os estudantes façam as últimas revisões antes da prova enquanto jogam, se divertindo durante a preparação para o exame. O acesso aos conteúdos e ao jogo é gratuito está disponível no link https://enemverso.estacio.br/.