O Seridó Potiguar é uma região com produção artística de muita expressividade e, em busca de conectar conteúdos, a Mapa Realizações Culturais direciona parte das suas ações para contribuir com as movimentações artísticas e culturais da região. Nos últimos dias, Tatiane Fernandes, diretora executiva da Mapa visitou as cidades de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Currais Novos, Equador, Ipueira, Ouro Branco, Santana do Seridó, São Fernando, São José do Seridó e Parelhas – para apresentar os projetos.
Junto às prefeituras dos municípios, a ideia é ampliar o acesso a conteúdos artísticos significativos e potencializar mais investimentos nas produções do interior do Estado. “Queremos trabalhar com os artistas locais e consolidar nossa atuação na região. Ano passado, realizamos o Trapiá Semente, junto a Trapiá Cia Teatral de Caicó, que é a preparação dos arte-educadores responsáveis por criar um grupo de teatro – e agora vamos colocar em prática quatro projetos”, explica a produtora.
Um deles é a continuidade do Trapiá Semente, que prevê a criação de cinco grupos de teatro em cidades da região, e a circulação dos espetáculos ‘Menino Pássaro’ e ‘As Pelejas de Baltazar’, da Trapiá Cia Teatral, em 11 cidades. A companhia de teatro irá inaugurar em breve sua sede própria no bairro Soledade, em Caicó.
Já o projeto Movidos à Dança levará o espetáculo ‘Nuvem de Pássaros’ e uma pesquisa sobre as condições de acessibilidade na cidade de Carnaúba dos Dantas, projeto que também chegará a cinco cidades de outras regiões do RN.
Quanto à atuação junto à Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, a temporada 2023 segue com o Movimento Sinfônico e a possibilidade de chegar a mais cidades do RN. ”As visitas às prefeituras é o início de uma possível construção de levar a OSRN para potiguares que estão distantes da capital”, comemora.
Por fim, Tatiane também apresentou aos municípios o projeto Universo Fantástico que integra a agenda 2023 da Mapa. O espetáculo é um musical para crianças com projeção mapeada em um cenário com um grande castelo, cuja estreia está prevista para abril e que pretende ir a vários municípios.
“Este ano nos reserva muitos encontros com a população dessa região tão charmosa e cheia de talentos, o Seridó. Estamos contentes e empolgadas com os projetos e com o apoio local que recebemos. Todos esses projetos são realizados através da Lei Câmara Cascudo, com recursos do Governo do RN/Fundação José Augusto e patrocínios do Edital Transformando Energia em Cultura, Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern, além de outras empresas parceiras. Em breve divulgaremos as datas e locais de realização das nossas atividades”, promete Tatiane Fernandes.
A Mapa retorna dessa agenda com apoio junto a Ipueira, São José do Seridó, Santana do Seridó, Ouro Branco e São Fernando, cidades que agora integram as parcerias pelo Seridó. Também definiu a equipe de artistas que irá participar da Imersão Trapiá Semente.
A ação tem datas previstas para acontecer aos domingos dos meses de março e abril, na sede da Trapiá Cia Teatral em Caicó, junto ao processo de montagem do espetáculo 1877. Também serão integrados os arte-educadores que participaram da edição Trapiá Semente 2022.
Já o projeto Movimento Sinfônico conta agora com a parceria do Bem Bem Dantas, integrante da UNIBAN/RN – União de Bandas de Música do RN, para colocar em prática o Projeto Concertos Populares, ação que estimula o turismo do RN e a produção das bandas de música em diversas prefeituras.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias