Cultura

Projeto Trapiá Semente cultiva arte teatral e profissionaliza jovens no RN

As cidades de Ipueira, São José do Seridó, Santana do Seridó, São Fernando e Ouro Branco são as contempladas pelo projeto em 2023

por: NOVO Notícias

Publicado 24 de agosto de 2023 às 13:38

Foto: Divulgação

No cenário cultural do Rio Grande do Norte, ganha destaque o projeto “Trapiá Semente”, uma iniciativa da Associação Cultural Trapiá, de Caicó, voltada para a criação e profissionalização de grupos de teatro. O projeto acontece desde 2022 e, neste ano, esse empreendimento cultural abraça cinco cidades: Ipueira, São José do Seridó, Santana do Seridó, São Fernando e Ouro Branco.

Estruturado em quatro fases distintas – “Semear”, “Regar”, “Florescer” e “Cultivar” – o projeto abraça seu propósito por meio de uma série de oficinas englobando iniciação teatral, construção de instrumentos, construção de cenas, direção artística e produção de espetáculos. A empreitada inclui, ainda, a apresentação de peças pela Trapiá Cia Teatral, a exemplo de “As Pelejas de Baltazar” e “Menino Pássaro” – este último agraciado com o cobiçado Prêmio de Melhor Espetáculo Cênico no Troféu Cultura RN 2022.

O projeto é assessorado pela Mapa Realizações Culturais e é realizado por meio do edital “Transformando a Energia em Cultura”, do Instituto Neoenergia, e da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio do Governo do Estado do RN, via Fundação José Augusto, além do apoio da Neoenergia Cosern e das prefeituras municipais onde as oficinas serão executadas.

“O Trapiá Semente desperta um afeto especial nas cidades devido à sua capacidade de fomentar uma gama diversificada de habilidades nos jovens. Estes têm a oportunidade de imergir no universo teatral desde as primeiras etapas do projeto, assistindo a espetáculos profissionais, até efetivamente criar e conceber suas próprias apresentações, contando com a orientação de profissionais da Trapiá Cia Teatral”, explana Alexandre Muniz, coordenador das oficinas e ator integrante da mencionada companhia.

Agora, o projeto encontra-se na fase de “Regar”, marcada pela montagem dos espetáculos, e se aproxima da tão aguardada conclusão e estreia, denominada “Fase Florescer”. Cinco peças teatrais ganharão vida no Seridó, dando voz aos cinco grupos constituídos. Durante a preparação, os jovens se distribuem entre papéis de atuação, criação de figurinos e elaboração de roteiros, de acordo com suas habilidades e aptidões.

A expectativa inerente a esta fase impulsiona os encontros, que vai além do palco e possibilitam que os jovens compreendam a importância do processo de produção para o resultado final do espetáculo. “A experiência proporcionada pelo projeto evidencia o impacto positivo que a arte pode exercer no desenvolvimento dos jovens, incitando posturas que reverberam em outras esferas que exigem planejamento, estudo e dedicação”, acrescenta.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags