Geral

Projeto Planta Natal realiza plantio de quase 10 mil mudas na capital

Ação de plantio das mudas busca atingir ainda o número de 20 mil espécies plantadas até o final do semestre

por: NOVO Notícias

Publicado 30 de maio de 2022 às 16:00

Plantio de mudas em Natal

O projeto já realizou o plantio de 9.956 mudas em diversas localidades da cidade – Foto: Divulgação

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no próximo dia 5 de junho. Na capital potiguar, o Projeto Planta Natal, realizado pela Prefeitura do Natal, vem executando ações de destaque nas quatro zonas de Natal. O projeto já realizou o plantio de 9.956 mudas em diversas localidades da cidade. Até o final do semestre, o desafio é plantar 20 mil mudas em Natal.

Avançando no desafio de revegetação da capital potiguar, uma parceria foi firmada pela Prefeitura de Natal, Câmara Municipal e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com o intuito de plantar 10 mil árvores nas avenidas e ruas da cidade durante 100 dias.  O plantio de mudas nativas está previsto para o início do primeiro semestre de 2022 para aproveitar o período chuvoso que começa em março e vai até julho. O objetivo do projeto é promover e incentivar um grande plantio de árvores em Natal e, assim, contribuir com a qualidade de vida da população.

De acordo com o prefeito de Natal, Álvaro Dias, O objetivo da nova meta de 20 mil mudas é o reflorestamento urbano planejado para melhoria da qualidade de vida da população, principalmente na redução de áreas quentes da capital. A escolha da data é motivada pela chegada do período chuvoso, considerado o mais seguro para a pega das mudas.

O gestor municipal aposta no engajamento das instituições e da população nesta iniciativa. “Queremos uma cidade mais aprazível e bonita, com maior conforto térmico e espaços verdes. É importante que a sociedade abrace essa iniciativa, só assim vamos criar um novo pensamento na cidade”, disse Álvaro.

Em entrevista ao NOVO Notícias, a coordenadora do Planta Natal, secretária-executiva do Município Danielle Mafra, ressaltou os benefícios do projeto para a população natalense.

“Além de plantarmos árvores, nosso papel também é fazermos ações de educação ambiental, sensibilizar a população sobre as árvores urbanas, e o papel que elas exercem na vida das pessoas, não só de embelezamento das ruas, mas também com a colaboração das forças climáticas, valorização dos imóveis, mas principalmente, para deixar uma cidade mais verde, mais agradável e melhor de se viver”, destacou Danielle.

O Planta Natal é um programa da Prefeitura de Natal com ações integradas das secretarias Semsur, Semurb, Secom, Urbana, Educação, Secretaria Executiva e de Governo. Os técnicos do município mapeiam as áreas para verificar se o local solicitado é viável. As mudas têm a partir de um metro de altura e são utilizadas mudas nativas como Mulungu, Pau Brasil, Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Ipê Branco, Pau Ferro, Oiti, Craibeira, Amora, Muringa, Tamarindo, Flamboyant, Trapiá, Pata de Vaca e Aroeira.

Participação

O natalense vai poder participar solicitando o plantio de mudas em sua comunidade, rua ou área privada, com o compromisso de adoção, através do site Planta Natal (www.plantanatal.com.br ). Basta acessar o formulário na página virtual e preencher os itens conforme o interesse. “Adoção de mudas”, “Plantio voluntário” ou “Solicitação de Plantio” e “Planta Natal no Seu Bairro”.

Reforma de Horto Municipal possibilita ações do projeto Planta Natal

O Horto Municipal que foi reaberto oficialmente no ano passado, é uma peça importante nas ações do projeto Planta Natal, bem como outras ações sócio-ambientais e educacionais.

Os serviços coordenados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) incluíram a substituição de toda a cobertura do prédio do Horto, a substituição do piso, novas esquadrias, portas e janelas. A reforma também contemplou a construção de um anexo para produção de mudas – com dois depósitos para dar suporte ao trabalho técnico do horto -, um depósito que será destinado ao armazenamento de ferramentas e o outro para a guarda e conservação de insumos e adubos.

O muro do Horto ganhou reforço estrutural com implantação de vigas, pilares e cintas, além de dois portões de correr novos, possibilitando o acesso para caçambas de entulhos. A pintura da área foi feita pelo artista potiguar Miguel Carcará. A Prefeitura também realizou a substituição de toda a parte elétrica, hidráulica e sanitária, seguindo todos os padrões de eficiência e sustentabilidade.

O Horto Municipal tem aproximadamente 30 mil mudas. Desse total, 10 mil são de árvores nativas que serão plantadas dentro do projeto Planta Natal. O restante são espécimes utilizados no paisagismo de praças, canteiros e demais equipamentos públicos da cidade. O horto conta ainda com 10 mil ipês em germinação.

Dentre as variadas espécies presentes no equipamento, é possível encontrar desde oitis, paus-brasil e craibeiras, até árvores frutíferas como abacateiro e goiabeira, além de plantas ornamentais como palmeira e ixora.

Tags