Erica Belizia/Marte e Julye Alves

Últimas

Cultura Projeto “O Jardim” encerra o ano com programação especial em Felipe Camarão

Ações destacam a força da leitura e da arte como ferramentas de inclusão, aprendizagem e conexão comunitária

por: NOVO Notícias

Publicado 13 de dezembro de 2024 às 12:15

O projeto O Jardim, iniciativa idealizada pelo dramaturgo e diretor Jhoao Junnior, em parceria com o Coletivo “A Gente”, promove suas últimas atividades de 2023 com uma programação intensa e transformadora no bairro Felipe Camarão, em Natal. As ações destacam a força da leitura e da arte como ferramentas de inclusão, aprendizagem e conexão comunitária.

“O projeto mudou completamente minha vida. Aqui aprendi que posso ser tudo o que eu sonho e aprendi a amar o Teatro que hoje faz parte da minha história e mudou toda minha família “, disse emocionada Damares, 10 anos, participante do projeto e moradora do bairro de Felipe Camarão.

No dia 14 de dezembro, o público poderá participar de contações de histórias realizadas por Nara Medeiros, enquanto, no dia 21, o projeto terá um encerramento especial com diversas atividades:

  • Manhã e tarde: contação de histórias com Manu Azevedo;
  • 17h: “Fogo da Memória”, um momento poético e simbólico de celebração das vivências do ano, com participação dos moradores do bairro;
  • Sessão de cinema: exibição dos videolivros criados pelas crianças que participaram das oficinas, fruto de um trabalho coletivo ao longo do projeto.

Todas as atividades acontecem em espaços públicos de Felipe Camarão, reforçando o compromisso de O Jardim em tornar a cultura acessível e integradora.

Um ano de expansão e impacto

Em 2023, O Jardim aprofundou suas raízes, levando suas oficinas de incentivo à leitura e atividades artísticas para novas áreas urbanas e rurais do Rio Grande do Norte. Apoiado pelo Edital do Banco do Nordeste, via Lei Rouanet, e pelo Itaú, o projeto impactou cerca de 150 crianças e adolescentes em Felipe Camarão e em três assentamentos: Elói de Souza, Serra Caiada e Lagoa de Velhos.

A parceria com o Instituto Família Criativa do Campo foi fundamental para essa expansão. Segundo Ana Paula Mucunã, fundadora do Instituto, “O Jardim é uma possibilidade real de transformação social, conectando crianças e adolescentes com suas raízes culturais e com o meio ambiente, enquanto desenvolvem uma consciência crítica e criativa.”

Conexão com a natureza e ancestralidade

Utilizando a metáfora das árvores como um espaço de aprendizagem, O Jardim ressignifica os espaços naturais como salas de aula vivas. Em Felipe Camarão, as atividades nas praças e áreas públicas tornam a arte e a literatura mais próximas das crianças, enquanto, nas zonas rurais, o projeto fomenta um diálogo vital entre cultura, natureza e ancestralidade.

O projeto O Jardim, iniciativa idealizada pelo dramaturgo e diretor Jhoao Junnior

O projeto também celebra a herança cultural por meio da iniciativa Obompó-Ropongá, inspirada em contos bantu, destacando a importância da ancestralidade e da sustentabilidade. Para Jhoao Junnior, “A arte desencadeia afeto por toda forma de vida. Nossa missão é plantar sementes que floresçam em futuros mais justos e criativos.”

Depoimentos que emocionam

O impacto de O Jardim é sentido por quem participa. João Pedro, 13 anos, resume: “As aulas me fazem sentir vivo e feliz. Consigo perceber minha parte artística e enxergar melhor o mundo ao meu redor.”

Com um ciclo de atividades que promove leitura, criatividade e fortalecimento comunitário, O Jardim termina 2023 como um verdadeiro marco no incentivo à cultura e à educação, plantando esperanças para novos começos no próximo ano.

Entrevistas: Jhoao Junnior está disponível para entrevistas durante os dias de atividades (14 e 21 de dezembro) e em horários a combinar. Para mais informações, entre em contato.

Tags