A iniciativa, parte do programa CPFL Jovem Geração, doará a biblioteca móvel à Prefeitura de João Câmara. A inauguração acontecerá na Escola Estadual Indígena Professor Francisco Silva do Nascimento, às 10h
Publicado 23 de maio de 2024 às 16:30
Centenas de estudantes de escolas públicas e comunidades indígenas de João Câmara, no Rio Grande do Norte, terão a oportunidade de mergulhar no mundo da leitura a partir desta sexta-feira (24). O município receberá a biblioteca móvel do projeto Carreta Literária, patrocinado pela CPFL Energia, com apoio do Instituto CPFL e realização da CEC Brasil.
A iniciativa, parte do programa CPFL Jovem Geração, doará a biblioteca móvel à Prefeitura de João Câmara. A inauguração acontecerá na Escola Estadual Indígena Professor Francisco Silva do Nascimento, às 10h. A Carreta Literária percorrerá 42 escolas, oferecendo um acervo de 600 livros, incluindo romances, quadrinhos, contos e títulos infanto-juvenis, em um ambiente lúdico e acolhedor.
A biblioteca móvel permanecerá por 30 dias em cada escola e comunidade indígena, repetindo o ciclo após completar o itinerário. Além disso, poderá ser uma atração em datas comemorativas da cidade, ampliando seu alcance.
“A Carreta Literária proporcionará aos nossos estudantes a oportunidade de viajar no mundo da leitura, intensificando o gosto pela literatura através da contação de histórias e outras atividades lúdicas”, comemora a Secretária de Educação de João Câmara, Ozélia Medeiros.
Os educadores das cidades beneficiadas também terão acesso a uma plataforma online gratuita, com cursos de formação de leitores, contação de histórias e alfabetização, cada um com 30 horas e certificação ao final.
“Nosso objetivo é diminuir a distância entre livros e leitores, especialmente crianças e jovens, criando várias oportunidades de acesso à literatura. A Carreta circula por diversas escolas e espaços, levando um acervo rico de conhecimento e ludicidade”, afirma Kaline Vânia, diretora da CEC Brasil.
“O projeto Carreta Literária busca tornar a experiência da leitura mais cativante e acessível, incentivando a educação e proporcionando uma experiência educacional enriquecedora e divertida para a comunidade”, explica Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL.
O projeto promove a leitura de forma lúdica, oferecendo um “menu” de livros. O cardápio inclui crônicas e contos como “entrada”, obras clássicas e bestsellers como “prato principal”, e títulos infantis e de poesia como “sobremesa”.
Para mais informações sobre o projeto, acesse Carreta Literária.
Há mais de 20 anos, o Instituto CPFL coordena as iniciativas de protagonismo social do Grupo CPFL Energia, abrangendo cultura, esporte e educação. Saiba mais em Instituto CPFL. A CEC Brasil atua na produção cultural com foco em impacto social, desenvolvendo projetos inovadores nas áreas de educação, saúde e diversidade. Conheça mais em CEC Brasil.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias