Manter a rotina de exercícios no recesso é difícil, mas possível - Foto: Divulgação/Pulse

Esporte

Qualidade de vida Professor dá dicas para quem quer manter o foco ou sair do sedentarismo durante as férias

Buscar mais qualidade de vida durante o período de festividades de fim de ano é possível

por: NOVO Notícias

Publicado 27 de dezembro de 2024 às 20:30

Fim de ano, verão e férias geralmente são sinônimos de sair da rotina. Mas será que é possível conciliar festas, confraternizações e viagens com os exercícios físicos? A resposta é sim.

Além disso, para muitas pessoas, o início do ano é tempo de fazer ou renovar promessas e resoluções, como a de ser mais saudável e sair do sedentarismo, por exemplo.

O professor da academia Pulse, Hiago Cruz, dá algumas orientações para não descuidar da rotina de treinos e para os iniciantes que querem entrar em 2025 com mais saúde, disposição e qualidade de vida.

Para quem permanece na academia, a dica do profissional de Educação Física é trabalhar a constância e tentar manter o horário habitual de treinos, mesmo que em um ritmo mais leve.

“Também dá para experimentar novas modalidades, como aulas de dança ou atividades ao ar livre, para manter a motivação, e explorar modalidades coletivas”, ressalta o professor.

Já para os que viajam, Hiago indica os treinos curtos e eficazes, como os protocolos de alta intensidade (HIIT) que podem ser feitos em casa ou ao ar livre.

“É possível explorar o local escolhido para caminhadas, corridas ou ciclismo para conhecer a região, integrando atividade física e turismo”, diz Hiago.

Como a temperatura no verão está mais alta, a alimentação e a hidratação merecem atenção especial. “É preciso beber água regularmente ou até aumentar a ingestão mínima”, observa. “A recomendação geral e básica é de 30 a 35 ml por kilo corporal”.

O profissional também indica as bebidas isotônicas como opção para quem faz treinos intensos ou prolongados.

“Sobre alimentação, é preferível ingerir refeições mais leves e frescas, ricas em frutas e vegetais, que ajudam na hidratação e fornecem nutrientes essenciais”, acrescenta.

“Devemos evitar os excessos, limitar o consumo de alimentos muito pesados ou ricos em açúcar, que podem causar desconforto durante os treinos”, alerta o professor.

Por fim, para aqueles que querem sair do sedentarismo e começar em janeiro, Hiago traz cinco pontos importantes para se atentar:

  1. Começar devagar, iniciando com treinos leves, como caminhadas ou atividades de baixo impacto, para evitar lesões e desmotivação;
  2. Estabelecer metas realistas, definindo objetivos pequenos e alcançáveis, como treinar três vezes por semana, e aumentar gradualmente;
  3. Encontrar uma atividade prazerosa, escolhendo modalidades que goste, para tornar os treinos mais agradáveis e conseguir executá-los;
  4. Buscar suporte e trabalhar com um profissional de Educação Física para orientações personalizadas e motivação;
  5. Manter-se consistente, já que a regularidade é fundamental, tentando criar uma rotina que encaixe os exercícios no dia a dia.
Tags