Apesar de as novas tecnologias terem grande peso sobre as formas de produção e consumo, a demanda por produtos personalizados, feitos à mão e sob encomenda, cresce em Natal. Com a aproximação do Dia das Mães, data em que presentes mais afetivos são bastante procurados, a nova tendência se confirma.
O ateliê Fábrica de Engenhos, por exemplo, apostou na confecção de kits com escalda-pés, chás florais e até mel de abelha, nos quais todos os produtos são embalados com tecidos, como acontecia no passado. As produções também contam com flores desidratadas.
Larissa Soares, a florista por trás das criações, conta que a procura por mimos personalizados tem crescido a cada ano. “Além de serem autênticos, sua qualidade é superior, pois a produção handmade exige mais atenção e tempo, fazendo com que cada peça seja ímpar”, conta ela.
No Manas Feito À Mão, que trabalha com bordados na capital potiguar, o produto diferenciado para o Dia das Mães é um hobby, que pode vir com o nome da presenteada ou um vocativo especial, a exemplo de “mainha”. Camisetas, nécessaires e bolsas com bordados também constam no catálogo com busca igualmente alta.
Os artistas plásticos Jackie Monteiro (Ateliê Jackie Monteiro) e Luís Filipe Azevedo (Tibau Cerâmica) produzem cerâmicas em alta temperatura. São peças únicas e exclusivas, todas feitas por eles mesmos. Para o Dia das Mães, Jackie lançou um coração de cerâmica para ser fixado na parede que tem feito sucesso nas redes sociais.
A internet, aliás, é a forma mais prática que todos encontraram para realizar suas vendas. É somente aí que a tecnologia dá uma mãozinha para o artesanal. Todos os produtos – os kits, os bordados e as cerâmicas – também estão disponíveis na Fábrica de Engenhos, onde as mãos são protagonistas e há pouca vez para as máquinas.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias