O Ministério das Relações Exteriores anunciou nesta sexta-feira (04) o adiamento do primeiro voo de repatriação de brasileiros no Líbano, citando questões de segurança. O governo brasileiro informou que espera iniciar a operação de resgate amanhã, com a implementação de medidas adicionais de proteção.
O voo, que sairia de Beirute com 220 brasileiros, faria uma parada em Lisboa antes de seguir para o Brasil. Segundo o governo, a decisão de adiar o voo se deve à necessidade de garantir a segurança dos comboios terrestres que transportariam os cidadãos até o aeroporto da capital libanesa.
Cerca de 3.000 brasileiros que vivem no Líbano solicitaram ajuda para deixar o país devido à escalada da violência na região. No voo de repatriação, estarão a bordo médicos, enfermeiros, psicólogos e uma equipe operacional para dar suporte aos brasileiros.
Explosões foram registradas nas proximidades do Aeroporto de Beirute na madrugada de hoje, horário local, enquanto Israel bombardeia uma área onde acredita estar Hashem Safieddine, considerado o novo líder do Hezbollah após a morte de Hassan Nasrallah.
A situação de deslocamento forçado de civis e estrangeiros no Líbano também preocupa a ONU. Mais de 30 relatores da organização enviaram uma carta ao governo de Israel nesta sexta-feira (4), alertando sobre as consequências das operações militares, que têm forçado milhares de pessoas a fugir da violência no país.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias