Cotidiano

Primeiro museu indígena no RN é inaugurado no Alto Oeste

O projeto do Museu do Índio Luiza Cantofa foi idealizado por Lúcia Paiacu Tabajara e realizado com recursos arrecadados junto a apoiadores, ao lado da lagoa de Apodi, onde foram localizados artefatos que comprovam a presença de indígenas da etnia Paiacu na região

por: NOVO Notícias

Publicado 26 de julho de 2023 às 21:35

Primeiro Museu Indígena no RN leva o nome de Luiza Cantofa. Foto: Damião Paz Pixoré (@pixoreh)

Primeiro Museu Indígena no RN leva o nome de Luiza Cantofa. Foto: Damião Paz Pixoré (@pixoreh)

O primeiro museu indígena do RN foi inaugurado nesta quarta-feira (26), em Apodi, região do Alto Oeste potiguar. O projeto do Museu do Índio Luiza Cantofa foi idealizado por Lúcia Paiacu Tabajara e realizado com recursos arrecadados junto a apoiadores, ao lado da lagoa de Apodi, onde foram localizados artefatos que comprovam a presença de indígenas da etnia Paiacu na região.

Luiza Cantofa foi uma indígena brutalmente assassinada em Porta Alegre, no ano de 1825. O primeiro museu indígena do RN é resultado do esforço de vários parceiros. “Lembro quando carregávamos as pedras para construir esse museu, para criar o jardim. A inauguração deste museu é um passo para que a gente possa garantir que a história dos indígenas se perpetue a todas as gerações”, comenta Lúcia.

Outros museus indígenas também estão previstos para serem criados nos próximos anos no Rio Grande do Norte, como o Museu Manoel Serafim Soares, em fase de implantação no Catu dos Eleotérios, comunidade indígena localizada entre Canguaretama e Goianinha.

Segundo Meyriane Costa, mestranda do Programa de Pós-graduação em Antropologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pesquisadora do povo Potiguara no RN, o Museu comunitário indígena Manoel Serafim Soares será um importante lugar de “memória viva” para o povo potiguara Catu, pois abrigará as lembranças de um povo que reconhece as pegadas de seus ancestrais na mata em busca de seu próprio sustento.

Leia também:

“Os museus indígenas são como lugares de habitação permanente de objetos preservados e doados por cada grupo familiar de seus territórios. Eles são uma representação genuína de cada narrativa oral de uma comunidade tradicional indígena”.

Iniciativas como estas contribuem para visibilizar violências e violações impostas aos povos indígenas do Rio Grande do Norte e preservar memórias que não foram registradas pela Historiografia oficial. “Apodi é uma cidade dentro da aldeia. A aldeia virou uma cidade e nós não temos culpa disso. Fui chamada de maluca, quando mostrei que Apodi é uma cidade indígena, quando falei que Apodi é um museu a céu aberto. Hoje, após anos de dedicação, estamos inaugurando o Museu Luíza Cantofa”, comentou Lúcia Paiacu.

A inauguração do primeiro museu indígena do RN ocorreu durante a programação da VII Assembleia Indígena do Rio Grande do Norte (AIRN) e da IV Assembleia de Mulheres Indígenas do RN (AMIRN) sediadas pela primeira vez pelo município de Apodi e contou com a presença de lideranças de várias comunidades indígenas do RN.

Durante as assembleias, que seguem até o dia 28 de julho, os representantes das comunidades debaterão as principais dificuldades enfrentadas em seus territórios, listarão as demandas referentes à Saúde; Educação; Terra, Território, Meio Ambiente; Etnodesenvolvimento; Cultura, Juventude e Mulheres e Fortalecimento político e Comunicação e encaminharão as demandas aos órgãos competentes.

Estão participando das assembleias representantes de vários órgãos oficiais, como Funai do Rio Grande do Norte e do Ceará, secretarias municipais e estaduais de educação e de assistência social, Incra, instituições de ensino como IFRN e UERN, entre outras organizações, além de lideranças e moradores de várias comunidades indígenas do Rio Grande do Norte.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

 

Tags