Brasil

Primeiro caso de varíola do macaco no Brasil é confirmado em São Paulo

O paciente, homem de 41 anos com histórico de viagem recente, está em isolamento em um hospital na capital paulista

por: NOVO Notícias

Publicado 8 de junho de 2022 às 15:38

Varíola do macaco

Um possível segundo caso de varíola do macaco está em investigação em São Paulo – Foto: CDC/Brian W. J. Mahy

O primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil foi confirmado nesta quarta-feira (8), em São Paulo. Um homem de 41 anos, com histórico de viagem recente à Espanha é o primeiro infectado no país.

A confirmação foi feita pela Prefeitura de São Paulo, que informou que o paciente está em isolamento em um hospital na Zona Oeste da capital paulista. O quadro clínico do paciente não foi informado.

Também em São Paulo, um segundo caso está em investigação. Uma mulher de 26 anos está sendo monitorada pelas autoridade sanitárias locais. Ela também está em isolamento em um hospital da cidade e o seu quadro clínico é considerado estável. Como no primeiro caso, a paciente também tem histórico de viagem recente.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, dor nas costas e nos músculos, inchaço e exaustão geral. Eles costumam aparece de entre seis e 13 dias após a pessoa ser exposta ao vírus e podem permanecer por até três semanas.

Tags