Nesta terça-feira (17), 2.190 internos do Sistema Prisional do Rio Grande do Norte fizeram as provas do Ensino Fundamental envolvendo as disciplinas de ciências, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira, história, geografia e redação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (ENCCEJA PPL). As provas foram aplicadas em 16 unidades da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP).
O exame continua nesta quarta-feira (18), quando serão aplicadas as provas do ensino médio para 992 internos. Além das disciplinas já citadas, eles farão provas de física, química e biologia. Os exames envolvem o total de 3.112 internos. O número representa um aumento de 18% em relação ao percentual de inscritos em 2022 e aumento de 50% em relação a 2021.
As provas têm o mesmo nível de dificuldade do ENCCEJA regular, sendo aplicadas desde 2002 em todo país. A única diferença está na aplicação, que ocorre nas unidades prisionais indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional de cada unidade da Federação.
Para o secretário da Administração Penitenciária, Helton Edi, o ENCCEJA PPL é um passo importante na ressocialização dos privados de liberdade. Através da prova, é possível obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e médio para aquelas pessoas que não concluíram os estudos na idade regular. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) são os responsáveis pelo certame. O gabarito está previsto para ser divulgado no dia 3 de novembro.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias