O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou nota oficial nesta quarta-feira (26) na qual condenou a tentativa de golpe militar na Bolívia.
“A posição do Brasil é clara. Sou um amante da democracia e quero que ela prevaleça em toda a América Latina. Condenamos qualquer forma de golpe de Estado na Bolívia e reafirmamos nosso compromisso com o povo e a democracia no país irmão, presidido por Luis Arce”, afirmou Lula, no X (antigo twitter).
O presidente disse que foi informado sobre a movimentação de tanques e militares que invadiram o palácio presidencial da Bolívia e convocou uma reunião no Palácio do Planalto.
A posição do Brasil é clara. Sou um amante da democracia e quero que ela prevaleça em toda a América Latina. Condenamos qualquer forma de golpe de Estado na Bolívia e reafirmamos nosso compromisso com o povo e a democracia no país irmão, presidido por @LuchoXBolivia.…
— Lula (@LulaOficial) June 26, 2024
O governo brasileiro afirmou que buscará países vizinhos para reforçar a democracia no continente.
“O governo brasileiro manifesta seu apoio e solidariedade ao Presidente Luis Arce e ao governo e povo bolivianos. Nesse contexto, estará em interlocução permanente com as autoridades legítimas bolivianas e com os Governos dos demais países da América do Sul no sentido de rechaçar essa grave violação da ordem constitucional na Bolívia e reafirmar seu compromisso com a plena vigência da democracia na região”, continua a nota.