No roteiro está o município de Jucurutu, onde ele visitará as obras da barragem de Oiticica; e Jardim de Piranhas, para participar da solenidade que marca a chegada das águas do Rio São Francisco ao estado
Publicado 7 de fevereiro de 2022 às 15:00
Nesta semana o presidente da República, Jair Bolsonaro, desembarca no Rio Grande do Norte para cumprir agenda oficial em duas cidades potiguares: Jucurutu, onde ele visitará as obras da barragem de Oiticica, e em Jardim de Piranhas, onde participará de solenidade que marca a chegada das águas do Rio São Francisco no RN.
A agenda oficial de Bolsonaro no RN está marcada para a quarta-feira (9). O primeiro compromisso, em Jucurutu, está previsto para iniciar às 9h, e além da visita às obras do reservatório, o presidente assinará ordem de serviço para a segunda etapa das obras de pavimentação na cidade.
Duas horas depois, às 11h, é a vez da cidade de Jardim de Piranhas receber a comitiva presidencial. Bolsonaro chega à cidade para a cerimônia que celebra a chegada das águas do Rio São Francisco, fato possível graças às obras de transposição que há anos estão em execução e agora começam a ter etapas finalizadas.
O presidente Jair Bolsonaro será acompanhado, entre lideranças locais e apoiadores, pelo ministro do Desenvolvimento Regional, o potiguar Rogério Marinho.
A presença de Bolsonaro no Rio Grande do Norte está movimentando não apenas a classe política. Uma motociata está sendo divulgada e deve ocorrer na cidade de Caicó, onde o presidente não tem agenda oficial, mas deve passar a noite de terça para quarta-feira, nas instalações do 1º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro. A motociata tem concentração marcada para as 7h30, na avenida Coronel Martiniano, e tem contado com a divulgação de políticos potiguares, como o deputado estadual Coronel Azevedo, que informou sobre o evento em suas redes sociais.
Conhecido apoiador de Jair Bolsonaro no RN, o Coronel Hélio, candidato a prefeito de Natal em 2020, é um dos organizadores da motociata, e contou um pouco sobre o passo a passo do presidente no RN. Segundo o oficial aviador da reserva, Bolsonaro desembarca em Mossoró, de onde segue, de helicóptero, para Caicó, onde durante a noite, deve se reunir com apoiadores na praça da cidade, e pela manhã, participará do encontro de motociclistas no centro, antes de se deslocar em direção aos compromissos oficiais, os quais deve chegar também de helicóptero.
Outro evento programado para acontecer na quarta-feira é uma cavalgada, que está marcada para a cidade de Jardim de Piranhas. Apoiadores da região onde o presidente estará têm uma programação pronta para receber o líder, e o organizador, conhecido como Joãozinho de Joca, vice-prefeito de Jardim do Seridó, garante que o presidente participará de um trecho da cavalgada antes de ir para o destino oficial, onde celebrará a chegada do rio São Francisco ao RN.
NOVO – Podemos considerar a chegada das águas do São Francisco a principal ação do MDR no RN?
RM– A chegada das águas do São Francisco ao nosso Rio Grande do Norte representa um marco histórico. É a realização de um sonho que vem dos tempos do império e, 200 anos depois da independência do Brasil, vai representar a emancipação do Nordeste. Quando chegamos ao governo, encontramos uma obra cheia de problemas, com canais deteriorados pelo abandono, corrupção e problemas de execução. A capacidade operacional era de apenas 30% no Eixo Norte. A água não havia saído do estado original, Pernambuco. Corrigimos erros, superamos os entraves e hoje estamos entregando a transposição, cem por cento operando, atendendo Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
NOVO – Qual o tamanho do impacto dessa obra para o povo potiguar? Quantas cidades serão beneficiadas?
RM – A chegada das águas do São Francisco vai beneficiar diretamente 94 municípios, mas representa uma revolução e beneficiará o Rio Grande do Norte como um todo. A partir das Barragens de Oiticica e Armando Ribeiro Gonçalves, vamos expandir o alcance do poder transformador da água para praticamente todas as regiões. Para isso, estamos fazendo outros investimentos importantes. Vamos fazer a adutora do Seridó e, em breve, a Adutora do Agreste Potiguar. O governo Bolsonaro, por meio do nosso Ministério, está investindo cerca de R$ 4,07 bilhões somente na área de segurança hídrica no Rio Grande do Norte, proporcionando a infraestrutura que vai emancipar nosso estado e criar a base para uma nova era de desenvolvimento. Essa água vai emancipar nossa população, vai matar a sede e permitir a produção de alimentos. A agricultura vai se expandir, mas também a indústria. Vamos promover condições de uma vida mais digna, saudável e próspera. É o início de um novo tempo.
NOVO – Quanto falta para a obra ficar completamente pronta?
RM – Nesta quarta-feira, com a chegada da água do São Francisco, concluímos os dois eixos da transposição. Isso marca a superação de um período de muitos desafios. Desde quando chegamos, foi necessário muito retrabalho, muito investimento e correção de erros do passado. Nosso governo foi responsável por quase 25 por cento de todo o investimento na obra. É curioso que, ao longo do tempo, se divulgou muito uma narrativa que tenta diminuir nossa contribuição, nossa realização. Os governos do passado dizem que estava tudo pronto quando chegamos, mas a verdade é que quase um quarto de todo o investimento foi realizado no governo do presidente Jair Bolsonaro. Se estamos entregando a obra, é porque houve o empenho e o apoio do presidente que nos deu todas as condições para concretizarmos esse sonho.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias