Geral

Preparação final para o Enem requer cuidados com corpo e mente

Provas serão realizadas nos próximos dias 13 e 20 em todo o país

por: NOVO Notícias

Publicado 7 de novembro de 2022 às 16:05

Preparação final para o Enem requer cuidados com corpo e mente – Foto: Agência Brasília

Restando poucos dias para o início do Enem 2022, os estudantes que se prepararam o ano inteiro precisam gerenciar o tempo de estudos para a reta final, pois, além de compreender os assuntos das provas, também é preciso controlar a ansiedade e a tensão até a abertura das provas.

No Rio Grande do Norte, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão do Ministério da Educação que organiza o exame, as provas serão feitas por 86,4 mil estudantes potiguares em dois domingos, nos dias 13 e 20 de novembro.
O número de inscritos deste ano é 18% a mais que o registrado em 2021. Apesar do aumento total, as inscrições ainda estão bem abaixo do período pré-pandemia. Em 2019, por exemplo, foram registrados 119.324 inscritos. O recorde de concorrentes foi o ano de 2014, quando 205.954 estudantes participaram do Enem.

Segundo a psicóloga Luana Reis Metta, a ansiedade nos jovens aumenta com a aproximação das provas. Ela aponta que isso pode prejudicar a reta final de aprendizagem e a execução das provas. “Procure desacelerar, diminuir o ritmo de estudos é importante para que no domingo você esteja descansado”, reforça.

De acordo com o professor de matemática e diretor do Colégio Porto, André Cury, nessa reta final, ainda é possível fazer revisão de conteúdos. O ideal é que os alunos procurem revisitar aqueles assuntos que são mais prováveis de ter nas provas. “Normalmente, há um padrão dos conteúdos que são cobrados. Agora, é importante intensificar os estudos nesses assuntos que foram cobrados em edições anteriores do exame”, completou André.

Para o professor, nesse período, ainda é importante manter a rotina de estudos construída durante o ano, procurando ter um bom tempo de sono com qualidade e boa alimentação, que fazem a diferença para que o aluno esteja descansado e concentrado para o dia da prova. “Um espaço maior para relaxar deve ser dado nos últimos dias, na sexta e no sábado que antecedem as provas. Ficar sem fazer nada antes disso pode mexer mais com o psicológico e aumentar a ansiedade”, destacou.