Cotidiano

Prefeitura deve iniciar transferência para a Ribeira em três meses

As secretarias municipais da saúde, comunicação e gabinete civil, além da sede da Prefeitura, devem ser transferidas para o bairro da Ribeira

por: NOVO Notícias

Publicado 26 de junho de 2023 às 15:30

Prefeitura deve iniciar transferência para a Ribeira em três meses

Prédio da antiga unidade do Ministério da Fazenda, na Ribeira, vai receber o gabinete da Prefeitura do Natal – Foto: Dayvissom Melo/NOVO Notícias

O prefeito Álvaro Dias (Republicanos) anunciou a mudança física de órgãos do município que devem passar a funcionar na Ribeira, para promover a recuperação do bairro histórico da Zona Leste de Natal. Apesar de não haver um prazo específico, a prefeitura prevê que o processo de mudanças pode ser iniciado e concluído até o próximo mês de setembro.

Pelo menos três secretarias, além do Gabinete do Prefeito, devem ser transferidos para novas instalações em prédios desocupados da União, que estão sendo cedidos para o poder público municipal.

“Nós estamos analisando a possibilidade de transferir o Gabinete Civil, o do Prefeito, a Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e outras instituições que funcionam aqui neste local para a Ribeira”, diz o prefeito Álvaro Dias.

Leia também:

A intenção deste movimento é iniciar o repovoamento do bairro da Ribeira, que há anos vem sendo esvaziado. “É uma contribuição que nós vamos estar dando para o processo de revitalização daquele bairro que é necessário e que tem toda a prioridade por parte de nossa gestão”, explica Dias.
O processo envolve, atualmente, dois edifícios que estão fechados. O primeiro, onde funcionou o Ministério da Fazenda no Rio Grande do Norte, localizado na Avenida Duque de Caxias; e o segundo, onde funcionou a sede local do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), conhecido como prédio do Ipase, situado na Esplanada Silva Jardim, vizinho ao primeiro edifício.

“Nós estamos recuperando o antigo prédio do Ipase, nós vamos ocupar o prédio do Ministério da Fazenda, estamos analisando outros prédios que estão desocupados e que podem também ser utilizados pela prefeitura para povoar a Ribeira, assim como também empreendimentos que podem ser feitos para construção de casas, de edifícios através do projeto da prefeitura que vai atuar em conjunto com o programa habitacional do Governo Federal”, diz o prefeito.

Além do pontapé levando a administração da cidade para o bairro, o município tem intenção de incentivar o repovoamento da localidade com isenção fiscal.

“Vamos encaminhar essas questões para povoar a Ribeira, levar as pessoas a participarem, a se instalarem, a frequentarem a Ribeira, inclusive com outros incentivos, como a isenção de ISS, de IPTU e outras questões que estamos analisando para fazer um grande pacote de revitalização da Ribeira”, completa Álvaro Dias.

A obra de revitalização do antigo prédio do Ipase, onde funcionou o INSS, está em andamento. Ela foi iniciada em março de 2021 e, ao ser concluída, receberá a sede da Secretaria Municipal de Saúde. Já o edifício que abrigou o Ministério da Fazenda deve receber, após alguns serviços de reforma, os Gabinetes Civil e do Prefeito, além da Secom, e outros órgãos que poderão ser transferidos em breve.

Na mesma região onde estão situados os dois edifícios, já existe um órgão da administração direta do município. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) está situada ao lado do edifício onde a SMS vai funcionar. Atualmente, a Prefeitura de Natal tem 20 secretarias, das quais quatro deverão estar situadas na Ribeira.

A readequação da Ribeira também engloba a avenida do contorno, com intervenções na Pedra do Rosário (construção de um mirante), na avenida Ulisses Caldas, Tavares de Lira e Dr. Barata. A integração dessas áreas, aliada à obra da Rua João Pessoa, que já foi iniciada.

Tags