Projeto do Complexo Turístico da Redinha

Praia da Redinha - Foto: Alex Régis/Secom

Cotidiano

Litoral Prefeitura de Natal inclui Redinha nas áreas em situação de emergência por erosão costeira

Monitoramento das marés prevê uma elevação significativa entre os dias 17 e 19 de outubro, o que pode agravar erosão em praias urbanas

por: NOVO Notícias

Publicado 4 de outubro de 2024 às 09:51

A Prefeitura de Natal publicou nesta sexta-feira (4), no Diário Oficial do Município (DOM), um novo decreto que amplia a área afetada pela situação de emergência em razão da erosão costeira, agora incluindo a Praia da Redinha.

O decreto nº 13.211, de 2 de outubro de 2024, estende o estado de emergência já declarado anteriormente para as áreas da Praia de Ponta Negra e Via Costeira, conforme o decreto nº 13.192.

A ampliação foi decidida após um relatório da Secretaria Municipal de Defesa Social (SEMDES) apontar graves riscos na Redinha. A análise identificou estruturas de barracas à beira-mar em estado de colapso, colocando em risco a segurança dos ocupantes.

Além disso, o monitoramento das marés prevê uma elevação significativa entre os dias 17 e 19 de outubro, o que pode agravar ainda mais a erosão já existente na região.

O decreto entra em vigor imediatamente, permitindo a adoção de medidas preventivas e emergenciais para mitigar os riscos na área.

Situação de emergência em Ponta Negra e Via Costeira

Em setembro, a Prefeitura de Natal já havia decretado situação de emergência por 90 dias nas praias de Ponta Negra e Via Costeira, em resposta ao avanço das marés, que resultou na destruição de estruturas de drenagem e proteção costeira, além de rampas de acesso. O objetivo da medida é proteger tanto a população que frequenta a região, especialmente no entorno do Morro do Careca, quanto o patrimônio paisagístico local.

Tags