Em uma iniciativa inovadora, a Prefeitura Municipal de Acari/RN e o Instituto de Pesquisas da Biodiversidade (IPBio) firmaram, no último dia 23 de março, um acordo de cooperação técnica para desenvolver pesquisa científica, conservação e desenvolvimento sustentável do bioma Caatinga, no contexto do Geoparque Seridó. A parceria visa estimular e contribuir com o ecoturismo na região, segmento responsável pela atração de 18,6% de estrangeiros que vieram ao Brasil em 2019, segundo dados do Ministério do Turismo.
Leia também:
Unesco indica reconhecimento oficial do Geoparque Seridó
Geoparque Seridó apresenta alta nos números de visitação turística
“É um passo importante na busca de soluções sustentáveis da caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro. Além da conservação da biodiversidade, valorização da riqueza natural do geoparque e o desenvolvimento regional, com geração de emprego e renda. Também nos comprometemos criar um Núcleo de Estudos da Biodiversidade em Acari, com promoção da educação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais”, destacou prefeito Fernando Bezerra.
O IPBio vai fornecer treinamento, orientação, equipamentos científicos e suporte técnico, enquanto a Prefeitura de Acari vai se responsabilizar pela divulgação, disponibilização de espaço e cooperação com órgãos municipais. O acordo não envolve transações financeiras diretas entre as partes, as quais deverão buscar recursos próprios ou apoio junto a instituições públicas e privadas e órgãos de fomento à pesquisa, educação e conservação.
A oficialização da parceria que visa promover o desenvolvimento sustentável do Geoparque Seridó aconteceu na Câmara de Vereadores de Acari com presença do prefeito, Fernando Bezerra, vereadores, funcionários do município e representantes da sociedade civil. E contou com palestra de Henrique Domingos, representante do IPBio, que apresentou as atividades do instituto e destacou a Reserva Particular Betary em Iporanga-SP, na região de Mata Atlântica.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias