O prefeito de Natal, Álvaro Dias, anunciará nesta sexta-feira (19) a assinatura da ordem de serviço para o início da construção da Trincheira no cruzamento das avenidas Hermes da Fonseca e Alexandrino de Alencar. Segundo o chefe do executivo municipal, a obra visa melhorar a mobilidade urbana da cidade e proporcionar mais conforto e comodidade aos motoristas que transitam diariamente pela região.
Em entrevista ao programa Cidade 360, da 94 FM, o prefeito disse que a decisão de construir a trincheira foi embasada em uma pesquisa realizada recentemente, que revelou uma aprovação da obra de 85% entre os moradores próximos ao local. Álvaro destacou ainda que a minoria que se opõe à construção é muito pequena e não justifica a não realização do projeto.
O prefeito de Natal ressaltou a importância da trincheira para aliviar o tráfego intenso no horário de pico, proporcionando um fluxo mais fluído e seguro para os condutores. Ele mencionou também a obra da Trincheira Felizardo Moura como exemplo de um empreendimento fundamental para a mobilidade urbana da cidade.
A previsão da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) é que a construção da trincheira seja iniciada ainda no primeiro semestre de 2023, seguindo um cronograma de 10 meses de obra. A licitação para a execução do projeto foi concluída e homologada no Diário Oficial do Município em abril, com um custo estimado de R$ 24,2 milhões.
A empresa vencedora da licitação foi a Potiguar Locações e Eventos Eireli, que será responsável pela realização da obra. Embora a construção da trincheira possa gerar transtornos temporários devido às escavações, terraplanagem e asfaltamento, o prefeito enfatizou que tais inconveniências são normais em qualquer empreendimento dessa natureza.
Segundo dados do projeto básico da obra, publicados no início de 2022, a obra da trincheira também contempla instalação de sinal para pedestre e ciclofaixa. As calçadas do entorno contarão com rampas de acessibilidade. A STTU estima que circulam 74 mil veículos pelo cruzamento diariamente.
Também será feito um projeto de arborização ao longo do novo passeio público, o que deve garantir um maior conforto térmico aos pedestres que utilizam o quadrilátero formado pelas avenidas Prudente de Morais, Hermes da Fonseca, Salgado Filho, Alexandrino de Alencar e Jaguarari.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) planeja uma série de desvios para reduzir os transtornos no tráfego entre as avenidas Alexandrino de Alencar e Hermes da Fonseca. Para quem vem dos bairros da Zona Sul, os veículos terão que tomar a Rua São José, binário criado com a Rua Jaguarari, sendo o acesso prioritário por meio da Avenida Jerônimo Câmara.
A STTU também estuda utilizar como acesso as ruas da área militar do 16° Batalhão de Infantaria do Exército.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias