Reeleito com 63,75% dos votos válidos, o prefeito de Macaíba, Emídio Júnior, iniciou o segundo mandato destacando avanços na gestão pública e um planejamento estruturado para os próximos anos. Durante entrevista ao NOVO, ele aponta que a experiência adquirida desde 2021, aliada à estabilidade administrativa do município, permitirá maior eficiência na execução de projetos.
A continuidade das obras iniciadas na gestão anterior é um dos focos da administração municipal nos primeiros meses de 2025. Entre as principais iniciativas, estão a conclusão de quatro unidades de saúde, dois anexos de saúde e o maior ginásio poliesportivo da cidade, além de pavimentação em diversas comunidades.
Entre as principais metas do segundo mandato, Emídio Júnior anunciou a implantação do terceiro distrito industrial de Macaíba. O novo complexo será instalado em um terreno da prefeitura, às margens da Rodovia Humberto Pessoa, próximo à BR-304 e ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.
O plano de governo também prevê a ampliação da rede de saúde, a conclusão do concurso da Guarda Civil Municipal, a construção de casas populares e a continuidade do maior programa de pavimentação já realizado no município. “Seguiremos trabalhando para transformar Macaíba em uma cidade cada vez mais desenvolvida e estruturada para o futuro”, disse. Leia a entrevista:
NOVO: Prefeito, o senhor chega para mais um mandato em Macaíba. Que diferenças o senhor pode destacar entre o início do seu mandato em 2025 e o início em 2021, quando assumiu o cargo pela primeira vez?
Emídio Júnior: Iniciamos o segundo mandato sem a ansiedade do desconhecido, muito mais conhecedor de gestão pública, com a experiência das ações planejadas e executadas, das audiências em Brasília, das parcerias com mandatos estaduais e federais, com a casa arrumada, com um estoque de obras em andamento, acompanhado da vice-prefeita Raquel Barbosa e com a aprovação dos nossos conterrâneos refletida na votação histórica que obtivemos e na eleição também da maior bancada de sustentação na Câmara, com 15 dos 17 vereadores.
NOVO: Que planos o senhor tem para os primeiros meses de gestão em Macaíba?
EJ: Como disse, nós temos um estoque de obras em andamento. São quatro unidades de saúde, dois anexos de saúde, o maior ginásio poliesportivo da nossa cidade, pavimentação em diversas comunidades. Então, a nossa meta é concluir essas obras. Além disso, assinamos esta semana a ordem de serviço para a limpeza e desassoreamento do Rio Jundiaí, o mais importante manancial de Macaíba, que historicamente causa enchentes na região central da nossa cidade, afetando parte do comércio e de residências. Desde a fundação da nossa cidade, nunca houve um serviço como esse. Compromisso firmado, compromisso realizado. Com isso, esperamos minimizar os riscos de alagamentos.
NOVO: O senhor tem um grande sonho para o município? O que seria e como o senhor pretende torná-lo realidade?
EJ: Umas das nossas principais metas para este segundo mandato é a implantação do terceiro distrito industrial, em terreno da Prefeitura localizado às margens da Rodovia Humberto Pessoa, a estrada que vai para o aeroporto, a menos de um quilômetro da BR 304, com potencial para gerar em torno de três mil vagas de emprego, além de seguirmos dando todo o apoio aos distritos industriais já existentes. A conclusão do concurso da Guarda Civil Municipal, a construção de casas populares, ampliação da rede de saúde, escolas e praças esportivas também estão no nosso plano, e também darmos seguimento ao maior programa de pavimentação do nosso município.
NOVO: Para se atingir os objetivos é preciso superar desafios. Nesses pouco mais de quatro anos de gestão, o que o senhor destaca como os principais desafios em Macaíba?
EJ: Fazer gestão pública, sobretudo nos municípios, é um grande desafio porque as demandas só crescem e os recursos não acompanham esse crescimento. Sem falar na burocracia que precisamos vencer e que nos impede, muitas vezes, de executar as ações com um tempo resposta mais adequado. É por isso que considero muito importante saber ouvir, para isso estamos constantemente nas comunidades, conversando com as pessoas, verificando as necessidades, as prioridades, para planejar as ações e obras e viabilizarmos os recursos necessários. Cada vez mais os municípios acumulam obrigações, somos o ente mais próximo das pessoas e essa cobrança só aumenta. Mas é muito satisfatório saber que estamos no caminho certo, avançando em todas as áreas na nossa cidade.
NOVO: Faz menos de um mês que o senhor assumiu a gestão do município para esse novo mandato. O que já deu para avaliar nesse tempo?
EJ: Nós fizemos alguns ajustes pontuais na nossa equipe, criamos as secretarias de Trânsito, que uma área com muitos desafios em Macaíba, e dos Direitos Humanos e Cidadania. Para que possamos avançar cada vez mais. O povo escolheu a nossa continuidade pelo nosso perfil de trabalho, de serviços prestados aos nossos conterrâneos, dos avanços verificados em todas as áreas, da credibilidade dos compromissos assumidos em praça pública. E assim seguiremos. Janeiro foi um mês bastante produtivo, além do desassoreamento, iniciamos o Programa Corte de Terra 2025 para atender aos agricultores familiares, recebemos a confirmação da destinação de emendas pelo deputado estadual Kléber Rodrigues, estamos ampliando as ações do Coisp, nossa moderna central de videomonitoramento, para integração com o Trânsito. Seguimos com um ritmo intenso de trabalho.
NOVO: Esse é o seu segundo mandato. Uma continuidade do trabalho. O que a experiência do primeiro mandato agrega para a sua nova gestão em Macaíba?
EJ: Após quatro anos de um trabalho incansável, de domingo a domingo, do estabelecimento de parcerias administrativas importantes, de uma gestão testada e aprovada, com obras e projetos em andamento, a experiência nos credencia a seguir o nosso trabalho. Nós fizemos uma gestão aprovada, de muitas entregas e nossa meta é superar nosso primeiro mandato, fazendo dos próximos quatro anos mais um período de desenvolvimento para Macaíba.
NOVO: Administrativamente, o senhor tem uma boa relação com o Governo do Estado, gerido por Fátima Bezerra. Essa boa relação também deve prosperar politicamente?
EJ: Temos uma boa relação com todos, de direita, de centro e de esquerda. O nosso partido é Macaíba. Sobre 2026 vamos falar apenas em 2026. Agora é hora de darmos continuidade ao trabalho que nos propusemos a fazer, para fazermos ainda mais por Macaíba.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias