Por meio de um vídeo no perfil do Instagram do vereador Eder Queiroz (PSC), o prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira (Republicanos), anunciou nesta quinta-feira (2) que pretende transformar o “lago azul”, recém descoberto durante uma obra, em um ponto turístico.
A declaração foi feita logo após a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) concluir a análise da água, afirmando que é de boa qualidade, sem qualquer traço de contaminação. O Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn) também analisou a água e chegou ao mesmo resultado.
“Recebemos com maior alegria o laudo da Caern dizendo que a água é potável, água boa. Já determinei que meu secretário de Obras se junte com a equipe de Planejamento para planejar alguma coisa para o local. A ideia é que seja um ponto turístico de Parnamirim. Com certeza, a população merece”, disse o Taveira.
A água azul celeste foi descoberta no dia 25 de janeiro por operários que trabalhavam na construção de uma estação elevatória de esgotos no bairro Nova Esperança. Os trabalhadores perfuravam o solo quando a água começou a subir e a formar o lago. Após o incidente, a obra foi paralisada.
O afloramento foi a uma profundidade de dez metros, decorrente do manancial de um aquífero suspenso no local. A cor azul do local que ficou popularmente conhecido como “buraco azul”, é um fenômeno físico conhecido, sendo apenas o reflexo da luz branca do sol, já a água é transparente. A profundidade e a cor clara do fundo da lagoa também favorecem o aspecto azulado da água.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias