A atual prefeita Jussara Sales (Pros) lidera a disputa pela Prefeitura de Extremoz em 2024. É o que aponta a pesquisa de intenção de votos do instituto Consult divulgada nesta sexta-feira (28).
Segundo os dados da pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos aos eleitores, a atual prefeita de Extremoz tem 27,8% das intenções de voto. O ex-prefeito da cidade, Klaus Rêgo (Republicanos), aparece na preferência de 19% dos entrevistados. O também ex-prefeito Enilton Trindade (MDB) está em terceiro lugar, com 11,3%.
Em quarto lugar, ainda de acordo com a estimulada, aparece o nome do Capitão Vinícius, com 7,8% das intenções. Também foram citados Jordão, com 2,5%, e Eduardo Mota, 2,3%. Outros 14,8% optaram por nenhum dos candidatos e 14,8% não souberam responder.
Leia também:
Governo discute, com prefeitos, perdas nos municípios durante ataques
O cenário espontâneo, onde a lista de candidatos não é apresentada, mostra que 52,8% dos pesquisados ainda não escolheram o candidato. No entanto, a atual prefeita segue à frente da disputa, com 18% das intenções de voto. Em segundo lugar, Klaus Rêgo ficou com 7,3%. O terceiro posto está com Enilton Trindade, para 3% dos ouvidos. Em seguida, os candidatos Jordão e Eduardo Mota aparecem com 1% e 0,8%, respectivamente.
No cenário envolvendo apenas as potenciais candidaturas de Jussara Sales e de Klaus Rêgo, a atual prefeita venceria a disputa com 33% das intenções de voto. O ex-prefeito de Extremoz soma 31,25%.
Em outro cenário, agora envolvendo a atual prefeita e o pré-candidato Enilton Trindade, Jussara Sales aparece à frente, com 34,75% dos votos. Já o ex-prefeito Enilton ficou com 26,5%.
No terceiro cenário, agora com o nome do Capitão Vinícius, a atual prefeita também lidera a análise, com 34,25%. Já o Capitão Vinícius fica com 23,25% das intenções de voto.
A pesquisa eleitoral foi feita em 22 de abril de 2023, com 400 entrevistados. A margem de erro é de 4,5% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Rejeição
A pesquisa Consult também questionou os eleitores de Extremoz para saber em quem eles não votariam de maneira alguma. Na estimulada, a atual prefeita da cidade lidera com 25,3%. O segundo lugar na rejeição está dividido entre dois candidatos. Com o mesmo volume de respostas, com 11,5%, aparecem Klaus Rêgo e Enilton Trindade.
Também são citados Eduardo Mota (7,5%), Capitão Vinícius (5%) e Jordão (4%). Outros 21,5% não souberam responder, 14% optaram por “nenhum” e 11,8% responderam que rejeitam todos os candidatos.
Disputa para a Câmara Municipal
O Instituto Consult também promoveu pesquisa acerca das intenções de voto para a Câmara Municipal de Extremoz. O vereador Alexandre Ramalho (Patriota) é o mais lembrado para as eleições de 2024. Ele teve 4% das respostas.
Em seguida, o nome mais citado é o de Ricardo Caridade (PROS), com 2,75%. A terceira mais citada é Damares Sales (Solidariedade), que é a atual presidente da Câmara, com 2,5% das intenções. Depois deles, aparecem Tatiany (PSDB), com 2,25%, e Fábio Vicente (PP), com 2%.
A pergunta foi feita na modalidade espontânea, quando o entrevistado pode citar qualquer nome. Ao todo, 58% dizem que não sabem em quem votar. E 13% apontam pela opção de nenhum dos candidatos.
Avaliação sobre as gestões de Jussara Sales, Fátima e Lula
A Consult também questionou os eleitores de Extremoz a respeito da avaliação dos governos municipal, estadual e também federal.
Segundo a pesquisa, a gestão Jussara Sales é considerada regular por 43,5% dos eleitores. 23,5% avaliam a gestão como boa, para 15,5% o trabalho é ruim, outros 13,25% consideram péssima e 2,5% responderam como ótima. Outros 1,75% não opinaram.
Ainda de acordo com a pesquisa, a gestão Jussara Sales é desaprovada por 33,5% dos extremozenses, enquanto 32% aprovam. Outros 34,5% não opinaram.
Com relação ao presidente Lula (PT), 49,75% dos eleitores desaprovam a administração federal. Outros 41,25% responderam que aprovam o governo. Outros 9% não opinaram.
Já sobre a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT), 63,25% dos eleitores desaprovam a administração estadual. Outros 27,25% responderam que aprovam o governo. Outros 9,5% não opinaram.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias