Cotidiano

Praias do RN têm oito trechos impróprios para banho; veja quais

Boletim da Balneabilidade do programa Água Azul analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrada nas águas

por: NOVO Notícias

Publicado 21 de janeiro de 2023 às 13:46

Praia do Forte – Foto: Anadelly Fernandes

Atualmente as praias do Rio Grande do Norte possuem oito pontos impróprios para banho, são eles: a Praia de Ponta Negra (Acesso Principal), Praia de Areia Preta (Praça da Jangada), Praia do Meio (Iemanjá), Praia do Forte e Redinha (Rio Potengi) em Natal; Rio Pium em dois pontos, nas proximidades do Balneário Pium e Ponte Nova, em Parnamirim; e a Foz do Rio Pirangi, localizada em Nísia Floresta. Outros 43 pontos analisados pelo programa Água Azul estão próprios.

Foram coletadas e classificadas amostras de água em 51 pontos distribuídos na faixa costeira potiguar, a fim de informar aos banhistas as condições das praias monitoradas. É analisada a quantidade de coliformes termotolerantes encontrada nas águas.

As informações foram divulgadas neste sábado (21), no terceiro Boletim da Balneabilidade de 2023. O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN).

As informações completas do boletim estão disponíveis em idema.rn.gov.br.

Monitoramento durante o verão

Durante o verão, a equipe do monitoramento ampliou os pontos analisados no Litoral Potiguar, a fim de avaliar a qualidade dos corpos d’água para a recreação de contato primário. As praias monitoradas estão situadas nos municípios de Nísia Floresta, Parnamirim, Natal, Extremoz, Baía Formosa, Tibau do Sul, Canguaretama, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Touros, Macau, Areia Branca, Grossos e Tibau.

Educação ambiental

Aos finais de semanas, no período de veraneio, também serão realizadas campanhas educativas nas praias da Região Metropolitana de Natal, como parte do Programa de Balneabilidade das praias do litoral do RN, que integram o Programa Água Azul.

Durante seis semanas consecutivas serão instaladas tendas, das 9h às 14h, no sábado e domingo, nos trechos analisados pelo Água Azul, no qual a equipe do IFRN/FUNCERN realizará ações de divulgação das atividades desenvolvidas no programa com os banhistas.

Programação

  • Dias 21 e 22/01: Pirangi (próximo a APURN), Cotovelo próximo às barracas e bares e Ponta Negra no acesso principal da praia; (os dois primeiros pontos em Parnamirim e o terceiro em Natal);
  • Dias 28 e 29/01: Praia do Meio, do Forte e Redinha (próximo ao guia corrente); (todos os pontos em Natal);
  • Dias 04 e 05/02: Praia do Meio, Redinha (próximo ao guia corrente) e Genipabu (próximo às barracas); (os dois primeiros pontos em Natal e o terceiro em Extremoz);
  • Dias 11 e 12/02: Ponta Negra (duas tendas, uma próximo ao Morro do Careca e a outra no acesso principal da praia) e em Areia Preta próximo ao relógio do Sol.
Tags